6º Encontro Temático PMI Portugal

IMG_2202 copy copy

 

O 6º Encontro Temático PMI Portugal foi dedicado ao tema “A integração de Marketing de Projetos na Gestão de Projeto” e esteve a cargo do Professor Rodney Turner, fundador do International Journal of Project Management. O evento decorreu na passada sexta-feira, no Hotel VIP Arts, em Lisboa.

Leandro Pereira, Presidente do PMI Portugal Chapter abriu a sessão apresentando o orador convidado, perante uma audiência de mais de 50 associados do PMI Portugal.

O conceito de “Marketing de Projetos na Gestão de Projetos” tem vindo a ser desenvolvido pelo Professor Rodney Turner. De acordo com o Professor existem três tipos de estruturas de marketing envolvidas na gestão de projeto: “o Marketing pelo Projeto, o Marketing para o Projeto e o Marketing do Projeto.” 

Embora a palavra marketing invoque, normalmente, as técnicas relacionadas com publicidade, estratégias de vendas, propaganda e autopromoção, esta disciplina e as suas atividades táticas deve estar presente em todas as fases de um programa ou projeto. Do ponto de vista do projeto, o conceito de marketing extrapola as necessidades do cliente e implica, essencialmente, na construção de relações de longo prazo, nas quais todos os indivíduos, grupos ou negócios envolvidos alcançam os seus objetivos e são beneficiados pelo projeto. Por esta razão é crucial que todos os stakeholders estejam consciencializados sobre os benefícios do projeto. No âmbito da literatura de marketing, existe uma discussão contínua sobre se o “marketing dos projetos” faz parte da gestão de projetos ou vice-versa.

Ao longo da sessão, Rodney Turner apresentou, pela primeira vez em Portugal, uma nova perspetiva nesta discussão. “A visão de que o marketing do projeto faz parte da gestão de projetos é, efetivamente o envolvimento das partes interessadas no projeto: trata-se do marketing pelo projeto, necessário ao longo do mesmo. A visão de que a gestão de projetos faz parte do marketing do projeto é, na realidade, o marketing para o projeto. Faz parte da gestão de portfólio. O contratado administra um portfólio e através das estratégias de marketing assegura a conquista de projetos futuros. Na terceira perspetiva invocamos o marketing do projeto por quem o solicitou. O investidor necessita “comercializar” o seu projeto para alcançar apoio financeiro, político e público para este e para futuros projetos. Até à data, foram realizadas poucas pesquisas neste terceiro elemento de marketing no âmbito da gestão de projetos.” Esta perspetiva assenta, sobretudo na demonstração dos benefícios dos projetos que se pretendem realizar.

Considerando que todos os projetos são, na sua essência estruturas temporárias, o marketing dessas estruturas deve ter sempre como primeira missão a demonstração dos seus benefícios. “Quando compramos um rato para o computador, estamos na realidade a comprar os benefícios que esse equipamento nos trará. Por esta razão o nosso projeto deve ser sempre conscientizado na perspetiva dos benefícios que advoga para todos os seus interlocutores, nas fases de pré-projeto, ao longo do seu desenvolvimento e após a sua conclusão.” afirmou o orador.

Adicione um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *