A motivação e orientação desta direção é com o sentido de missão e uma imprescindível atitude de servant leadership, com a qual se propõe servir a comunidade de membros atuais e potenciais, prestigiar os profissionais de gestão de projetos em Portugal e preservar o bom nome e valor da profissão de gestão de projetos.

Afirmamos e reforçamos o nosso total alinhamento com os valores do Código de Ética e de Conduta Profissional do PMI® (respeito, honestidade, responsabilidade e justiça), com os estatutos do Portugal Chapter e com o plano estratégico do PMI® Global que representamos em Portugal.

miguel vieira presidente pmi portugal

Pretendemos com esta equipa servir a profissão, os profissionais e também toda a comunidade, transmitindo a todos a relevância, cada vez maior nos dias de hoje, da linguagem universal da gestão de projetos, como ferramenta para a vida e para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Esta direção, para a sua constituição, teve em consideração o carácter e o percurso dos seus membros. Foi composta afastando qualquer potencial conflito de interesses e é demonstrativa de que o que afirmamos tem sido e continuará a ser observado na prática dos atos e não meramente dos discursos. Reunimos na direção membros, que para além das suas competências técnicas nas diversas áreas profissionais, já deram provas da sua dedicação e proatividade como voluntários locais e globais em atividades dentro e sobretudo fora dos órgãos sociais.

Formamos uma equipa com diversidade de perfis e áreas de negócio do trabalho da gestão de projetos, mas principalmente que se integra e coordena verdadeiramente como uma equipa. Integra elementos com experiência anterior de direção para assegurar a continuidade e transição, uma das preocupações do PMI global, bem como elementos que participaram como voluntários no passado em atividades ligadas ao Chapter. Todos os membros da direção prometem a entrega, dedicação e o compromisso de fazer mais e melhor, ao serviço da comunidade. Todos apoiam e abraçam o desígnio de desempenhar o se papel de forma profissionalmente voluntária e voluntariamente profissional.

A nossa proposta de atividades não descura e integra a manutenção dos aspetos positivos do trabalho anterior e aponta para uma crescente mobilização dos membros atuais e futuros para que tenham voz ativa e para que solidariamente contribuam inovando e acrescentando valor.

Somos uma associação de voluntários, na qual os voluntários da Direção Executiva representam os Sponsors dinamizadores das energias e competências da nossa comunidade para o trabalho em prol da mesma. O nosso lema é o de que a direção não é uma organizadora de serviços para os associados mas uma mobilizadora do desenvolvimento de atividades de valor acrescentado e desenvolvimento pessoal e profissional, projetadas e geridas em regime de voluntariado pelos membros, para os membros e para a comunidade de profissionais e organizações em que nos inserimos.

Obrigado

J. Miguel Vieira, PMP

Presidente do PMI Portugal