XIII Conferência – Call for papers

Convidamos todos os Gestores de Projeto, associados ou não do PMI Portugal, a contribuir para o debate e crescimento da profissão, preparando e submetendo comunicações sobre esta temática, a apresentar na Conferência e em outros eventos do PMI.

 

Todas as comunicações serão sujeitos à aprovação de um painel de Gestores de Projectos com experiência demonstrada e reconhecidos pelos seus pares, por forma a garantir o seu enquadramento na temática e o máximo interesse para os participantes.

 

A Conferência propõe-se tratar o impacto na Gestão dos Projectos que a Transformação Digital tem hoje na sociedade e terá ainda mais no futuro. Este é um dos assuntos prioritários de debate no seio do PMI Portugal , estando alinhado com a visão do PMI® International e apoiado nas melhores experiências, práticas e desafios, encontrados por cada Gestor de Projecto no terreno.

 

As comunicações deverão enquadrar-se num dos subtemas (1, 2 ou 3) abaixo indicados:

• 1. Transformação Digital nos projectos – por áreas de negócio:
Quais as vantagens esperadas (concretização real e riscos relacionados) nos vários negócios em que o Gestor de Projectos intervém? Como estão os diversos sectores da Economia a aceitar e a concretizar as oportunidades que o 5G, a Inteligência Artificial, Machine Learning, Big Data, IoT, Team and Resource Management e todas as ferramentas e equipamentos relacionados, lhes estão a proporcionar?

• 2. Transformação Digital na Gestão de Projectos – novas metodologias e ferramentas:
Que ferramentas de Gestão de Projectos suportam as exigências e necessidades dos projectos de transformação Digital? O Pmbok está ultrapassado? O Agile responde bem – onde e quando? Onde está a Transformação Digital na Gestão de Projectos? Que ferramentas de suporte a trabalho virtual e colaborativo existem e como se integram no estado da arte? Qual o seu uso efectivo nas organizações?

• 3. Transformação Digital e o Gestor de Projectos:
Existe futuro na profissão de Gestor de Projectos? Serão os Gestores de Projectos substituídos por máquinas? Em que medida a certificação PMI prepara o Gestor de Projectos para este desafio?

 

Regras de submissão das comunicações:

1. Os interessados deverão enviar um email, indicando a sua intenção de apresentar uma comunicação na Conferência, com a indicação do subtema em que a mesma se insere (1, 2 ou 3).
2. A comunicação e o seu resumo poderão ser escritos em língua inglesa, sendo que a apresentação oral será feita em Português.
3. Na Conferência, as apresentações terão uma duração máxima de 10 minutos.
4. As comunicações que não forem seleccionadas para a Conferência poderão, ainda assim, ser escolhidas pela Direcção do PMI Portugal para divulgação noutros meios ou em apresentação em eventos (por exemplo: divulgação na Newsletter ou nos Jantares temáticos do PMI).
5. A divulgação das comunicações seleccionadas será sempre efectuada no site do PMI Portugal Chapter – http://pmi-portugal.org/pmipt/.
6. As comunicações deverão ser enviadas, acompanhadas dos dados obrigatórios e dentro dos prazos definidos, para o seguinte mail: joao.minhota@pmi-portugal.org:
7. Os candidatos deverão indicar os seus contatos de email e telefone directo, para posteriores contactos e eventuais esclarecimentos tidos como necessários pelo júri.

Prazos para o envio de comunicações:

Os prazos para o envio de comunicações encontram-se indicados em baixo:

 

XII_Call_for_papers_table

Lisboa, 25 de Julho de 2019
A Direcção do PMI Portugal