Oradores

Keynote speakers

 
Luis_Moniz_Pereira
 
Luís Moniz Pereira – É unanimemente reconhecido como um dos grandes especialistas mundiais em Inteligência Artificial. É o investigador português com mais publicações científicas e projectos de Inteligência Artificial, numa carreira que já tem mais de 40 anos.
 
Considerado, justamente, um dos fundadores da programação em lógica, criou e presidiu à Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial.
 
Recebeu o Prémio Ciência da Fundação Gulbenkian em 1984, o Prémio Boa Esperança em 1994 e o Prémio Estímulo à Ciência em 2005 e é Fellow do Comité Coordenador Europeu para a Inteligência Artificial.
 
Ricardo_Vargas
 

Ricardo Vargas – É um nome sobejamente conhecido no universo da gestão de projetos em todo o mundo.

Foi, nos últimos 20 anos, responsável por mais de 80 projetos de grande porte em diversos países, que representam um investimento superior a 20 000 milhões de dólares.
 
É atualmente Director Executivo da Brightline™ Initiative, uma organização de líderes globais dos setores empresarial, governamental e sem fins lucrativos, dedicada a ajudar as organizações a superar a lacuna entre o desenvolvimento e a implementação da estratégia.

É autor de quinze livros sobre gestão de projetos e publica um dos mais relevantes podcasts na área, o 5 Minutes PM Podcast, com mais de 4 milhões de visualizações.
 
Foi o primeiro latino-americano a ser eleito Presidente do Conselho do PMI® – Project Management Institute, órgão do qual fez parte entre 2007 e 2009.
 

Oradores

 
Alcides_Cabral
 
Alcides Cabral – É o Presidente do PMI Chapter de Angola. Trata-se de um Gestor de Projeto e um profissional de TIC altamente qualificado que, há mais de 15 anos, tem vindo a trabalhar em projetos relevantes de TIC para empresas privadas e instituições públicas em Angola. Trabalhou em vários projetos na Universidade Católica de Angola, trabalhou no sector bancário e ainda hoje está ligado a projetos sociais.
 
Bruno_Casadinho
 
Bruno Casadinho – Chief Operating Officer e Executive Board Member da Altran Portugal, desde Janeiro de 2017. Liderou a Divisão Telecom & Media até 2016, tendo sido no mesmo período responsável pela área de Sales & Strategy da Altran Portugal. Foi ainda membro do International Telecom Steering Committee do Grupo Altran, onde liderou globalmente a área de Connected TV & Video. Iniciou a sua carreira nas telecomunicações em 1998 na Optimus (Operador de Telecomunicações Móveis). Licenciado em Informática de Gestão e pós-graduado pelo INDEG em Marketing Management, possui ainda uma especialização em Advanced Management na Kellog Business School, em Chicago.
 
Filipa_Fixe_Santos
 
Filipa Fixe Santos – É Executive Board Member da Glintt e Health Care Director. Conta com dez anos de experiência profissional em áreas como gestão da saúde, inovação, planeamento estratégico e implementação em diversos contextos de âmbito nacional e internacional. Faz parte de várias instituições europeias ligadas à inovação e tecnologia na saúde, tendo assumido recentemente o cargo de especialista de eHealth ou “Expert for eHealth” para a Comissão Europeia. É licenciada em engenharia química pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, mestre em bio/nanotecnologia e frequentou durante três anos a Faculdade de Medicina de Lisboa.
 
Joao_Nascimento
 
João Nascimento – É actualmente CTO Vodafone. Iniciou o seu percurso profissional na Marconi. Chegou à Vodafone em 1997 e, desde então, já desempenhou várias funções na área de Tecnologia. Tem uma experiência consolidada a nível local e global. A partir de 2013 liderou uma equipa europeia e multidisciplinar que foi responsável por implementar o serviço de TV em vários países. É membro do Conselho Executivo com o pelouro da Tecnologia desde Julho de 2017. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico e concluiu o Lisbon MBA em 2008.
 
Luis_Seabra_Coelho
 
Luis Seabra Coelho – Profissional da gestão de projectos e também voluntário e orador. É um voluntário activo do PMI desde 2010 e fez parte do Leadership Institute Master Class 2016. Mais recentemente, foi o Leadership Institute Master Class Advisor da classe de 2019. Como orador tem tido intervenções em várias conferencias de Chapters PMI. Nos últimos 20 anos, tem trabalhado no Grupo José de Mello, o que lhe permite entender em primeira mão os diferentes modos como as organizações implementam a sua estratégia.
 
Marisa_Silva
 
Marisa Silva – É uma consultora, educadora e palestrante internacional nos temas de PMO e PPM. Frequentemente descrita como uma especialista no domínio de PMOs, Marisa é a co-autora do único curso destinado a profissionais de PMO reconhecido pela APM. Marisa é ainda autora do livro “Histórias de Embalar para Gestores de Projeto” e Consultora Sénior na Wellingtone, uma empresa de consultoria dedicada a avançar a maturidade das organizações em Gestão de Projeto.
 
Nuno_Bulcão_Sarmento
 
Nuno Miguel Bulcão Sarmento – O Comandante Nuno Sarmento nasceu a 6 de maio de 1967. Ingressou na Escola Naval no ano de 1986, onde frequentou o curso de Engenheiros Navais – Ramo Armas e Eletrónica.
 
Ao longo da sua carreira militar prestou serviço em diversas unidades navais, nomeadamente na corveta “Jacinto Cândido” (1991 – 1992) e nas fragatas “Vasco da Gama” (1992 – 1996) e “Corte Real” (2002 – 2005).
 
Na área da engenharia de armas e eletrónica desempenhou, na Direção de Navios, os cargos de Seção de Mísseis (1996 – 2002), Divisão de Sistemas de Armas (2006 – 2010) e Departamento de Armas e Eletrónica (2014 – 2018).
 
Foi responsável pelo desenvolvimento de software na Direção de Tecnologias de Informação e Comunicações da Marinha (2005 – 2009), pelo Strategic and Project Management Office e Project Manager na implementação do Balanced Score Card na Marinha (2009-2011).
 
No âmbito da cooperação internacional, foi representante nacional em diversos grupos e consórcios, sendo de destacar o Harpoon Joint Executive Committee e o Nato Seasparrow Consortium, onde desempenhou os cargos de Portuguese National Deputy em Washington DC (2011 – 2014) e Portuguese Steering Committee Member (2014 – 2018). Foi também representante nacional em diversos grupos de investigação e desenvolvimento da OTAN e da Agência Europeia de Defesa e o negociador para diversos memorandos de entendimento para o desenvolvimento, produção e suporte cooperativos de sistemas de armas.
 
Desde março de 2018 desempenha o cargo de Chefe da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada.
 
Concluiu, entre outras formações, o Master degree in Business and Administration – Information Technology (MBA), da Universidade Católica.
 
Pedro_Duarte
 
Pedro Duarte – Microsoft Portugal, CEO da SHIFT Consulting. Tem um percurso na consultoria com mais de 20 anos de experiência quer em consultoria de gestão quer em tecnologia, das quais cerca de 15 anos a procurar soluções para tornar a gestão de projetos mais simples.

 
Pedro_Faria
 
Pedro Faria – CEO de TOP – Track on Performance, uma startup tecnológica para gestores de projeto. Foi gestor de projeto e managing-director de algumas pequenas empresas desde eficiência energética nos edifícios até desenvolvimento de software. Arquiteto de formação base, Doutorado em Planeamento urbano bioclimático e é ainda voluntário “embaixador de Portugal e Palops” para o programa PILC China – competição internacional de startups “internet+”

 
Rui_Lima
Rui Lima – Professor e diretor pedagógico no Colégio Monte Flor há 18 anos. Tem estado envolvido em diversos projetos nacionais e internacionais relacionados com a Inovação Pedagógica, Cenários de Aprendizagem, utilização de Tecnologias na Educação e Trabalho Colaborativo. Nos últimos anos, tem participado ativamente em iniciativas relacionados com Tecnologias na Aprendizagem, Ambientes Educativos Inovadores, Programação no 1ºciclo e Mudança de Paradigma Educativo. É ainda autor da obra “A Escola que temos e a Escola que queremos” e co-autor do livro “Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico”.
 
Sergio_soares
 
Sergio Soares – Sénior manager com mais de 20 anos de experiência no sector das telecomunicações. Desenvolveu trabalhos em Program/Project Management, Operation Management e Consultadoria em Gestão. Atualmente é Gestor de Programas na Nokia com projetos Globais na implementação de aplicações para a gestão e operação dos clientes Managed Services. Projetos com fortes componentes virtuais e colaborativas num ambiente multicultural. Tem uma licenciatura em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico e MBA do IE Business School.
 
Tiago_Palhoto
 
Tiago Palhoto – É atualmente o consultor responsável pelas metodologias ágeis na Comissão Europeia. Com mais de 20 anos de experiência, esteve envolvido em projetos e programas chave quer no setor privado quer no setor público (governamental) em Portugal, Europa, Angola, etc.
 
Os últimos 8 anos têm sido dedicados a uma colaboração estreita com as várias instituições Europeias no sentido de as ajudar a preparar para o desafio da Transformação Digital, nomeadamente com a aplicação de metodologias ágeis assim como os valores e princípios que suportam o Lean, DevOps, Lean Startup, etc. Tem igualmente um papel fundamental na compatibilização dos valores e princípios ágeis com a metodologia de gestão de projeto da Comissão Europeia: PM2.
 
É autor do primeiro guia prático em português sobre desenvolvimento ágil de Software.
 

Moderadores

 
Antonio_Soares_Miguel
 
António Soares Miguel – Consultor, formador e professor universitário em gestão de projetos e gestão do risco. Tem mais de 40 anos de experiência internacional como gestor de projeto, consultor e formador. Certificado pelo PMI, pelo IRM e pelo Prosci Institute. Professor em diversas universidades e autor de diversos livros sobre a temática da gestão de projetos, gestão do risco e gestão da mudança.
É associado e voluntário do PMI Portugal Chapter.
 
Cristina_Barradas
 
Cristina Barradas – É actualmente responsável pelo Supply Chain da Hovione, incluindo o PMO, com abrangência global. Tem mais de 25 anos de experiência multicultural em universidades e indústrias em vários países. Tem vasta experiência e conhecimento de Investigação e Desenvolvimento, Gestão de Projetos e Liderança de pessoas na Indústria Alimentar Humana e Animal e Química-Farmacêutica. Detém um doutoramento europeu em Fisiologia Animal pela Universidade Claude Bernard, Lyon, França.
 
É responsável de Tutoria do PMI Portugal nas escolas desde 2016.
 
Foi eleita voluntária do Ano 2018 pelo PMI Portugal Chapter.
 
Joao_Minhota
 
João Minhota – Gestor sénior com ampla e diversificada experiência profissional em consultoria e ensino, com foco especial na gestão de projetos.
A experiência abrange a gestão de projetos e programas de SI / TI, gestão de serviços de outsourcing, consultoria de negócios e auditorias financeiras.
 
PMP desde 2005, associado e voluntário do PMI Portugal Chapter desde 2014.
 
VP de desenvolvimento profissional do PMIPT desde agosto 2018.
 


Gestor da XIII Conferência PMI Portugal

 

Jose Oliveira Goncalves
 
José Oliveira Gonçalves – Consultor independente e gestor de projectos. Tem mais de 40 anos de experiência profissional multicultural como director e administrador de empresas nacionais e multinacionais de telecomunicações e de imobiliário. Liderou projectos relevantes como Vilamoura no Algarve, o Edifício Marconi em Lisboa e a nova Sede da Alcatel Portugal em Cascais. Certificado como PMP Project Management Professional pelo PMI®, PSM I Professional Scrum Master pela Scrum Org®. É licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e é SEP pela London Business School.Area Director e Immediate Past President do PMI Portugal Toastmasters, actualmente o maior Clube Toastmasters do país. É associado e voluntário no PMI Portugal.