Seja Voluntário

A capacidade do PMI Portugal para desempenhar a sua missão – promover e desenvolver a profissão e a prática da Gestão de Projetos – assenta totalmente no envolvimento e trabalho dos seus voluntários.

O pelouro dos Voluntários foi criado na direção do PMI Portugal em 2015, e promove o lema do PMI -“Be a member, be a volunteer”. A atuação do pelouro centra-se nas três principais dimensões da gestão de voluntariado: recrutamento, retenção e reconhecimento.

As motivações dos nossos voluntários são diversas, incluindo o desejo de contribuir para a comunidade e partilhar o seu conhecimento, procurar novas experiências e desafios, envolver-se em networking, reforçar o seu desenvolvimento pessoal e obter PDUs para revalidar as suas certificações.

No mandato da atual direção do PMI Portugal, iniciado em Agosto de 2018, tem sido conseguida a intensificação e diversificação das atividades de voluntariado, das quais salientamos aqui algumas.

Programa PMI Portugal nas Escolas
Lançado em 2012 e gerido pela nossa associada e VP de Governo Isabelina Jorge, este programa tem como objetivo disseminar as metodologias e linguagem da gestão de projetos nas escolas portuguesas.
O programa continua a ser a iniciativa do PMI Portugal com maior dimensão, tendo já contado com o envolvimento de centenas de voluntários, em tarefas tão diversificadas como: atividades de tutoria nas escolas, workshops formativos, disponbilização de recursos de aprendizagem, estabelecimento de novas parcerias, e recentemente o webinar “Ferramentas digitais na educação” com o Prof. Rui Lima.

Prémio Voluntário do Ano
A criação do prémio “Voluntário do Ano” do PMI Portugal visa reconhecer o mérito excecional de um dos nossos voluntários. Em 2019 atribuímos pela primeira vez o prémio, referente às atividades de 2018 – foi escolhida a nossa associada Cristina Barradas, responsável de tutoria do PMI Portugal nas Escolas.
Foi já identificado o Voluntário do ano 2019, de entre 10 candidatos nomeados pelos nossos membros. O mesmo será anunciado publicamente no próximo dia 5 de Dezembro, dia do voluntário.

Encontro anual de voluntários
O nosso primeiro encontro anual de voluntários foi realizado em Junho de 2019, na Universidade Católica em Lisboa. Neste encontro procurámos reconhecer e estimular os nossos voluntários, divulgando as nossas iniciativas de voluntariado e oferecendo mais uma ocasião para networking.

Múltiplas atividades
A direção do PMI Portugal tem alargado o leque de atuação dos seus voluntários, através de múltiplas atividades para além das acima referidas. Mais de 50 voluntários estiveram envolvidos nas seguintes:

• XII Conferência anual de 2018 (“Connected PM, Build the Future Today”).
• XIII Conferência anual de 2019 ( “A Gestão de Projetos e o Desafio da Transformação Digital”).
• Múltiplos webinars e (antes da pandemia) jantares temáticos.
• Revisão dos Estatutos e do Regulamento eleitoral, aprovados em Novembro de 2019.
• Completa remodelação do web site https://pmi-portugal.org/ , realizada em 2019.
• Publicação na nossa primeira newsletter. 

Voluntários em destaque
Além do voluntário do ano já eleito e do novo voluntário do ano a anunciar oportunamente, destacamos alguns voluntários que se notabilizaram, neste mandato, pelo seu valor acrescentado e empenho:
António Soares Miguel – gestor de projeto da revisão dos estatutos e da comissão de eleições de 2018, e orador do recente webinar “Managing Risk: How to Deal With Disruption in VUCA Times”.
Délio Moreirinha – team leader das conferências de 2018 e 2019 e gestor de projeto nomeado para a próxima conferência.
José Oliveira Gonçalves – gestor de projeto da conferência anual de 2019.
Pedro Fonseca – gestor de projeto do desenvolvimento do novo web site, da realização do encontro anual de voluntários e do prémio de voluntário do ano; atual diretor de Comunicações e multimedia.
Tiago Romão – suplente da direção em 2018-2019 e responsável técnico de webinars em 2020.

Plataforma VRMS
Usamos desde 2015 a plataforma global do PMI “VRMS” (Volunteer Relationship Management System) para recrutar e registar o trabalho dos nossos voluntários, e solicitamos a todos os associados que se inscrevam e registem o seu perfil e histórico na mesma.
Não deixe de visitar o VRMS para pesquisar novas oportunidades de voluntariado!

Good things happen when you get involved with PMI

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit