Seja Voluntário

A capacidade do PMI Portugal para desempenhar a sua missão – promover e desenvolver a profissão e a prática da Gestão de Projetos – assenta totalmente no envolvimento e trabalho dos seus voluntários.

O pelouro dos Voluntários foi criado na direção do PMI Portugal em 2015, e promove o lema do PMI -“Be a member, be a volunteer”. A atuação do pelouro centra-se nas três principais dimensões da gestão de voluntariado: recrutamento, retenção e reconhecimento.

As motivações dos nossos voluntários são diversas, incluindo o desejo de contribuir para a comunidade e partilhar o seu conhecimento, procurar novas experiências e desafios, envolver-se em networking, reforçar o seu desenvolvimento pessoal e obter PDUs para revalidar as suas certificações.

No mandato da atual direção do PMI Portugal, iniciado em Agosto de 2018, tem sido conseguida a intensificação e diversificação das atividades de voluntariado, das quais salientamos aqui algumas.

Programa PMI Portugal nas Escolas
Lançado em 2012 e gerido pela nossa associada e VP de Governo Isabelina Jorge, este programa tem como objetivo disseminar as metodologias e linguagem da gestão de projetos nas escolas portuguesas.
O programa continua a ser a iniciativa do PMI Portugal com maior dimensão, tendo já contado com o envolvimento de centenas de voluntários, em tarefas tão diversificadas como: atividades de tutoria nas escolas, workshops formativos, disponbilização de recursos de aprendizagem, estabelecimento de novas parcerias, e recentemente o webinar “Ferramentas digitais na educação” com o Prof. Rui Lima.

Prémio Voluntário do Ano
A criação do prémio “Voluntário do Ano” do PMI Portugal visa reconhecer o mérito excecional de um dos nossos voluntários. Em 2019 atribuímos pela primeira vez o prémio, referente às atividades de 2018 – foi escolhida a nossa associada Cristina Barradas, responsável de tutoria do PMI Portugal nas Escolas.
Foi já identificado o Voluntário do ano 2019, de entre 10 candidatos nomeados pelos nossos membros. O mesmo será anunciado publicamente no próximo dia 5 de Dezembro, dia do voluntário.

Encontro anual de voluntários
O nosso primeiro encontro anual de voluntários foi realizado em Junho de 2019, na Universidade Católica em Lisboa. Neste encontro procurámos reconhecer e estimular os nossos voluntários, divulgando as nossas iniciativas de voluntariado e oferecendo mais uma ocasião para networking.

Múltiplas atividades
A direção do PMI Portugal tem alargado o leque de atuação dos seus voluntários, através de múltiplas atividades para além das acima referidas. Mais de 50 voluntários estiveram envolvidos nas seguintes:

• XII Conferência anual de 2018 (“Connected PM, Build the Future Today”).
• XIII Conferência anual de 2019 ( “A Gestão de Projetos e o Desafio da Transformação Digital”).
• Múltiplos webinars e (antes da pandemia) jantares temáticos.
• Revisão dos Estatutos e do Regulamento eleitoral, aprovados em Novembro de 2019.
• Completa remodelação do web site https://pmi-portugal.org/ , realizada em 2019.
• Publicação na nossa primeira newsletter. 

Voluntários em destaque
Além do voluntário do ano já eleito e do novo voluntário do ano a anunciar oportunamente, destacamos alguns voluntários que se notabilizaram, neste mandato, pelo seu valor acrescentado e empenho:
António Soares Miguel – gestor de projeto da revisão dos estatutos e da comissão de eleições de 2018, e orador do recente webinar “Managing Risk: How to Deal With Disruption in VUCA Times”.
Délio Moreirinha – team leader das conferências de 2018 e 2019 e gestor de projeto nomeado para a próxima conferência.
José Oliveira Gonçalves – gestor de projeto da conferência anual de 2019.
Pedro Fonseca – gestor de projeto do desenvolvimento do novo web site, da realização do encontro anual de voluntários e do prémio de voluntário do ano; atual diretor de Comunicações e multimedia.
Tiago Romão – suplente da direção em 2018-2019 e responsável técnico de webinars em 2020.

Plataforma VRMS
Usamos desde 2015 a plataforma global do PMI “VRMS” (Volunteer Relationship Management System) para recrutar e registar o trabalho dos nossos voluntários, e solicitamos a todos os associados que se inscrevam e registem o seu perfil e histórico na mesma.
Não deixe de visitar o VRMS para pesquisar novas oportunidades de voluntariado!

Good things happen when you get involved with PMI