Um primeiro olhar sobre o Guia PMBOK® – 7a Edição

A nova edição do Guia PMBOK® será lançada antes do final de 2020. Descubra o que mudou e o que se mantém nesta antevisão.

A cada 2-3 anos, o PMI atualiza o Guia PMBOK®. Este recurso é amplamente visto como um dos documentos mais influentes na área de gestão de projetos, portanto há muita expectativa – e também especulação – em torno da nova versão. O Guia PMBOK® – Sétima Edição, previsto para o quarto trimestre de 2020, não é exceção. O PMI tem recebido muitas perguntas dos membros sobre o que eles podem esperar, a maioria das quais se enquadra num de três tópicos:

   Porque está o PMI a fazer estas mudanças?
   O que vai mudar no PMBOK?
   Como vou beneficiar dessas mudanças?

Mike DePrisco (Vice President, Global Experience & Solutions, PMI) responde a estas questões e enfatiza que o Guia PMBOK® contém dois documentos em um: O Standard para Gestão de Projetos (The Standard for Project Management), que é o consenso para a profissão, e o Guia do Conhecimento para a Gestão de Projetos (A Guide to the Project Management Body of Knowledge), que fornece uma estrutura para aplicar o Padrão (Standard) usando o amplo conhecimento existente dentro da profissão de gestão de projetos.

Porquê mudar?

O ímpeto para a atualização do Guia PMBOK® vem crescendo há vários anos. As rápidas mudanças tecnológicas e a necessidade de organizações e profissionais se adaptarem mais rapidamente às mudanças do mercado fizeram com que a nossa profissão evoluísse de forma contínua. Os profissionais agora têm a tarefa de identificar a abordagem correta (preditiva, ágil ou híbrida) para realizar o seu trabalho e acrescentar valor. Para garantir que o Guia PMBOK® – Sétima Edição continue a ser relevante, ele deve refletir essa flexibilidade e apoiar o profissional na gestão do projeto de forma a entregar produtos que permitam alcançar os resultados pretendidos. As alterações propostas resultam de uma escuta ativa do feedback da ampla comunidade de profissionais em todo o mundo: se o PMI deseja permanecer relevante e continuar a responder às necessidades dos clientes e da comunidade profissional, é necessário atualizar a sua abordagem, tanto no Standard como no Guide.

O PMI sente uma grande responsabilidade de garantir que o Guia PMBOK® seja relevante e atenda às necessidades de todos os clientes num cenário cada vez mais dinâmico. Portanto, a nova edição é diferente das edições anteriores de várias maneiras significativas.

O que vai mudar

O novo Standard para Gestão de Projetos adota um formato baseado em princípios para abranger todas as abordagens referentes à entrega de valor, e não apenas na abordagem preditiva tradicionalmente associada à gestão de projetos. Devemos respeitar o direito do profissional de selecionar a abordagem correta para cada projeto – seja preditiva, ágil, adaptativa ou híbrida.

Os 12 Princípios que estão no Standard for Project Management são construídos em torno de um conjunto de pontos que melhor resumem as ações e comportamentos geralmente aceites da prática de gestão de projetos, independentemente da abordagem de desenvolvimento. Os Princípios fornecem amplos parâmetros dentro dos quais as equipas do projeto podem agir e permanecer alinhadas com a intenção do Princípio.

A sétima edição do Guia baseia-se no “Padrão para Gestão de Projetos (The Standard for Project Management)”e está estruturada não em torno das Áreas de Conhecimento, ferramentas e técnicas, inputs e outputs, mas em torno dos Domínios de Desempenho do Projeto, um grupo de atividades relacionadas que são críticas para a entrega eficaz dos resultados do projeto. Os Domínios incluem importantes práticas de gestão, mas não são prescritivos, isto é, não descrevem “como fazer”. Cada seção explica porque o domínio específico é importante para a gestão eficaz do projeto.

Este Guia também possui uma seção expandida sobre ferramentas e técnicas denominada “Modelos, Métodos e Artefatos”. Informações detalhadas sobre como aplicar essas ferramentas e técnicas por tipo de projeto, abordagem de desenvolvimento e setor industrial são apresentadas numa nova plataforma digital chamada PMIstandards + ™. De facto, o Guia PMBOK® – Sétima Edição será lançado com um elemento digital e interativo, o PMIstandards + ™.

Contudo, existem certos aspectos da sétima edição que definitivamente não irão mudar. O objetivo é que a parte referente ao “The Standard for Project Management” do PMBOK®Guide continue a conter a designação ANSI, e, portanto, o nosso processo de desenvolvimento para a Norma está totalmente alinhado com os requisitos essenciais ANSI incorporados na Política do PMI para o Desenvolvimento e Coordenação dos American National Standards. É o mesmo processo que seguimos para a revisão do The Standard for Program Management, The Standard for Portfolio Management e outros standards do PMI.

Como vou beneficiar destas mudanças

O nosso principal objetivo com a Sétima Edição é facilitar o trabalho do gestor de projeto – dar aos profissionais de gestão de projetos maior flexibilidade de forma a serem mais proativos, inovadores e ágeis em resposta à mudança – seja a disrupção causada pelo aparecimento de uma nova tecnologia, de concorrentes, ou de uma crise de saúde como a CoVid-19.

É por isso que o nosso novo formato reflete os princípios fundamentais da prática de gestão, em vez de uma abordagem prescritiva. Acreditamos que este novo formato reflete melhor as necessidades dos profissionais atuais e futuros, bem como que continuará a ser relevante enquanto os profissionais identificam as abordagens mais apropriadas para alcançar os resultados pretendidos.

O novo formato digital também permitirá um acesso mais fácil, mais opções de feedback, ciclos de atualização mais curtos e novo conteúdo original escrito por especialistas. Os gestores de projeto terão acesso a um conjunto mais rico e profundo de recursos para colocar os padrões em prática com ferramentas e técnicas para os vários aspetos da gestão de projetos.

Ainda há muito trabalho a ser feito antes que o PMBOK® Guide – 7ª Edição esteja pronto para ser publicado no final de 2020. Acreditamos que esta edição reflete uma abordagem mais aberta e mais próxima da realidade da gestão de projetos, que nos ajudará à medida que continuamos a aprimorar a nossa profissão nos próximos anos.

Conheça mais sobre o PMBOK® Guide – Seventh Edition (conteúdo exclusivo para membros do PMI);

https://www.projectmanagement.com/videos/637478/Getting-Under-the-Hood-of-the-PMBOK–Guide—Seventh-Edition

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit