Vivemos tempos únicos, inicialmente designados pelo acrónimo VUCA (voláteis, incertos, complexos, ambíguos) e que evoluíram para um novo estágio caracterizado pela fragilidade, pela ansiedade, pela não-linearidade e pela incompreensibilidade. Este novo estágio é designado por um novo acrónimo BANI (Britle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible).
A informação é um dos ativos organizacionais mais críticos nos dias de hoje e a dependência cada vez mais profunda das organizações e sociedades relativamente às Tecnologias e Sistemas de Informação trouxeram, não só magníficas oportunidades a todos os níveis, mas igualmente novas e cada vez mais sofisticadas ameaças.
Enquanto gestores de projetos que desenvolvem e implementam esses sistemas de informação, cabe-nos um papel de grande relevância na garantia da sua segurança e, se possível, inexpugnabilidade.
A melhor forma de lidar com esta situação é através da gestão do risco, antecipando o que poderá acontecer, minimizando ameaças e maximizando oportunidades.
Neste painel juntamos três especialistas em gestão de projetos e segurança da informação, que irão partilhar a sua visão sobre as ameaças e oportunidades que enfrentamos, bem como a melhor forma de assegurar que os sistemas desenvolvidos nos projetos resistem às atuais ameaças à segurança da informação e, em última instância, à nossa qualidade de vida.
Oradores

Virgínia Araújo
Virgínia Araújo é atualmente professora na Atlântica Instituto Universitário, diretora dos cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação na área dos Sistemas e Tecnologias de Informação e investigadora associada no ISTAR-IUL – Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura.
Tem um doutoramento em Engenharia de Software pela Universidade do Minho e é especializada em IT Service Governance, Information Security Management e Gestão de Projetos.
Possui uma extensa e profícua experiência profissional em gestão de projetos e gestão do risco no âmbito do seu trabalho como coordenadora de equipas técnicas e gestora de projetos na Sonae. Desde 2014 é consultora e formadora internacional.
Possui diversas certificações profissionais, nomeadamente Project Management Professional (PMP®), PRINCE2® Practitioner, ITIL®4 Strategic Leader and Managing Professional, ITIL® Expert, ISO/IEC 20000 Practitioner, ISO/IEC 27001 Practitioner, Lean IT, COBIT, Big Data e DevOps.
Distinguida pela AXELOS Inc. como mulher líder em ITSM (IT Service Management).

António Gameiro Marques
O Contra-almirante António Gameiro Marques é licenciado em Ciências Militares Navais, Classe de Marinha. Prestou serviço em vários navios da Armada e, após frequentar a especialização de Comunicações na Marinha, concluiu em 1987 o Mestrado em Electrical and Computer Engineering que frequentou na Naval Postgraduate School em Monterey na Califórnia, EUA. Esteve envolvido na equipa de projeto dos sistemas de combate das fragatas da classe Vasco da Gama da Marinha Portuguesa, tendo igualmente feito parte da equipa de treino e avaliação internacional daqueles navios no Reino Unido.
Após a frequência do Colégio de Defesa da OTAN em Roma, foi, de outubro de 2004 a outubro de 2007, o conselheiro militar de Marinha do Embaixador de Portugal junto da Aliança Atlântica no respetivo Quartel-General em Bruxelas, onde cumulativamente representou Portugal na estrutura responsável por todos os assuntos relacionados com as tecnologias de informação e comunicação da Aliança Atlântica.
Foi promovido ao posto de Contra-Almirante a 27 de novembro de 2008, Chief Information Officer (CIO) da Marinha durante cerca de 4 anos, Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Defesa Nacional durante os 3 anos seguintes e desde 1 de setembro de 2016 é o Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, sendo, por inerência, a Autoridade Nacional de Segurança. O Centro Nacional de Cibersegurança encontra-se na estrutura do GNS.
Frequentou o 39º Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) da AESE/IESE – Escola de Direção e Negócios, incluindo as respetivas atualizações em 2016 e 2017.

José Casinha
José Casinha possui uma licenciatura em Computer Science e um MBA, e é atualmente Vice-Presidente Chief Information Security Officer da Outsystems.
Possui uma experiência de mais de 20 anos como Senior Executive no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em organizações públicas e privadas, integradores de tecnologia e provedores de serviços de telecomunicações.
Tem experiência prática como orientador e consultor na implementação de DevSecOps no Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Software, usando as mais adequadas ferramentas e provedores de Software as a Service. É igualmente consultor e auditor em Security, Business Continuity e Governasse Risk and Compliance, nomeadamente SOC 2, PCI-DSS, ISO 27001, ISO 20000, ISO 22301 e ISO 31000.
É CISA – Certified Information System Auditor e PMP®- Project Management Professional.
É membro dos comités técnicos ISO/IEC JTC 001/SC 040 – IT Service Management and IT Governance, ISO/TC 292 – Security and resilience, e ISO/IEC JTC 1/SC 27 – IT Security techniques.
Moderador

António Miguel
Doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, Mestre em Gestão de Empresas e MBA pela Uiversidade Nova de Lisboa e licenciado em Engenharia de Telecomunicações e Eletrónica pelo Inrtituto Superior Técnico. Possui igualmente um diploma de gestão do risco de cibersegurança pela Universidade de Harvard.
É certificado pelo Project Management Institute como PMP® e RMP®, e igualmente ATP® Certified Trainer PMP; pelo Institute of Risk Management em ERM-Enterprise Risk Management; pela ISACA em Cybersecurity Fundamentals; pela SCRUMStudy (USA) como Certfied Agile Expert; e pela International School of Professional Coaching (UK) como Certified Professional Practitioner Coach.
Possui uma longa experiência de gestão e liderança de equipas de projeto em empresas multinacionais (Siemens, Unisys e Capgemini).
É, desde 2002, consultor e formador internacional em gestão do risco e gestão de projetos, professor convidado de várias universidades – ISEG, ISCTE e UNL – e formador do INA-Instituto Nacional de Administração em gestão do risco para altos cargos de direção na Administração Pública.
É igualmente autor de diversos livros de gestão de projetos, gestão do risco e gestão de equipas, editados pela FCA.
Data e horário
> 21 de Março | 18:30 – 20:00
PDUs
> 1,5 PDU
Preço
> Gratuito. Inscrição obrigatória.