As palavras têm poder!
Cristina Barradas, PMI Portugal VP Marketing
A comunicação é verbal e não verbal e a linguagem corporal, consciente e inconsciente, tem um grande impacto no ecossistema.
Não obstante, a escolha das palavras é de extrema relevância pois estas influenciam a perceção e as emoções nas esferas pessoal e profissional.
Observa-se uma transição da expressão soft skills para power skills que representa uma evolução com muito significado.
Esta alteração reconhece a relevância das competências comportamentais no seio das relações pessoais e profissionais e dá enfase ao seu impacto na jornada e nos outcomes.
Soft skills, por oposição a hard skills, diminuía a relevância dos aspetos comportamentais, destacando as dimensões técnicas que dominaram o espaço durante as últimas décadas.
O mundo está em mudança e o que era já não é. Hoje, as power skills surgem como sinergéticas das hard skills, muitas vezes consideradas como fatores de higiene para exercer a função.
O PMI destaca quatro power skills diretamente ligadas ao sucesso dos projetos a nível global e independente do setor: comunicação, resolução de problemas, liderança colaborativa e pensamento estratégico.
As power skills distinguem o talento e influenciam a experiência dos stakeholders com impacto na motivação das pessoas e na qualidade da jornada e dos resultados.
A capacidade de construir rapport, colaborar, informar decisões de qualidade, aceder à inteligência coletiva, gerar valor e entregar projetos com sucesso faz a diferença!
As power skills têm impacto na produtividade, na eficácia e efetividade do trabalho da equipa, na capacidade de propor e implementar soluções inovadoras e sustentáveis em resposta a problemas complexos.