PMI Portugal nas Escolas – Um programa para apoiar as escolas portuguesas na Gestão dos Projectos

O PMI Portugal Chapter, representação oficial do Project Management Institute (PMI®), lançou em 2012 no nosso país a iniciativa “PMI Portugal nas escolas”, visando contribuir para a educação do futuro.

Esta iniciativa tem como objetivo disseminar as boas práticas e a linguagem da gestão de projetos nas escolas portuguesas, apoiando os professores na missão de “ensinar a aprender” e no desenvolvimento de competências essenciais como a comunicação, a colaboração,a criatividade e o espírito crítico.

Este programa segue uma abordagem de tutoria e propõe a utilização de um kit metodológico “Projects from the future” desenvolvido e testado para este fim em 2007 por uma equipa mista de professores e especialistas  do PMI do Norte de Itália.

As escolas que se associem a este objetivo e queiram colaborar em parceria com o PMI, seleccionarão os projetos a acompanhar e os professores responsáveis que  terão o apoio de um Tutor PMI, profissional especialista certificado em gestão de projectos (PMP- Project Management Professional), num espirito de relação entre pares.

O kit metodológico “Projects from the future” é a ferramenta de trabalho a ser utilizada com flexibilidade pelos professores e alunos no desenvolvimento dos projetos da escolas.

Está traduzido em 13 idiomas entre os quais o português e pode ser disponibilizado gratuitamente no site da Fundação para  educação do PMI- PMIEF, desde 2012. https://pmief.org/library/resources/projects-from-the-future-kit-for-primary-school