Gamification – Uma Nova Ferramenta na Gestão de Projetos

A gestão de projetos é uma disciplina que engloba inúmeras áreas. A gestão de recursos humanos, financeira, tecnológica e da entrega são apenas algumas dessas. Sendo que todas estas áreas têm pilares em comum, como a motivação, o desempenho e os resultados, é necessário recorrer a metodologias inovadoras para atingir o equilíbrio entre a qualidade e o elevado rendimento. O conceito de Gamification é apenas um driver que permite este equilíbrio, com o qual os colaboradores desempenham as suas tarefas com um comprometimento diferente, como se se sentissem parte de um jogo.

Orador

Ricardo Marcão, Gestor, Consultor de Alta Direção, Investigador em Gestão/ Gamification e Professor Universitário, nasceu em Évora em 1987.

É Engenheiro Informático pelo Instituto Superior Técnico (Licenciatura e Mestrado), onde se especializou em Sistemas de Informação Empresariais e em Sistemas Inteligentes; tirou um segundo mestrado em Gestão na Universidade Europeia, uma Pós-graduação executiva em Finanças na Católica Porto Business School e uma outra em Inovação e Estratégia na Universidade de Harvard (EUA), e um MBA no Broward College em Fort Lauderdale/ Miami (EUA). Está atualmente a terminar o Doutoramento em Gestão na Universidade Europeia, onde desenvolveu um modelo de Gamification para melhoria da motivação dos colaboradores e dos resultados das organizações.

Atualmente, é Gestor de Projeto, de Equipa e de Oferta na Syone, Investigador no CinTurs (Centro de Investigação da Universidade do Algarve) e Docente no ISLA Leiria (no curso de Executive MBA) e ISLA Gaia (no curso de Pós-Graduação em Gamification). Já passou pelo Grupo Altran Technologies SA, Grupo Capgemini SE e pela Presidência do Conselho de Ministros.

É autor e revisor de inúmeros artigos científicos, tendo muitos destes sido apresentados em conferências internacionais e intercontinentais.

Moderadora

Maria José Sousa (Ph.D. em Gestão Industrial) é Professora Universitária no ISCTE, e colaboradora do IPPS-ISCTE. Está a colaborar como especialista em competências digitais, com a Delloite (Bruxelas), a pedido da Comissão Europeia, na criação de uma nova categoria de competências digitais a integrar no European Innovation Scoreboard (EIS).

Foi Investigadora Sénior no GEE (Gabinete de Estratégia e Estudos) do Ministério da Economia, responsável pelas Políticas de Inovação, Investigação e Empreendedorismo, e Gestora de Conhecimento e Competências na AMA, IP – Agência para a Modernização Administrativa (Ministério da Presidência e Conselho de Ministros). Também foi Quadro Superior no Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por projetos de Inovação, e Projetos de Análise e Desenvolvimento das Qualificações.

Realizou projetos de investigações com financiamento Europeu sobre inovação e empreendedorismo. Tem participado em projetos europeus de transferência de inovação (por exemplo, como Embaixadora do projeto EUWIN, patrocinado pela Comissão Europeia, co-cordenadora do projeto Erasmus+ SPARKS, sobre empreendedorismo, entre outros), é, ainda, External Expert da COST Association – Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia, e Presidente da ISO/ TC 260 – Gestão de Recursos Humanos, em representação de Portugal na International Organization for Standardization.

Data e horário

> 12 de Abril | 19:00 – 20:00

PDUs

> 1 PDU 

Preço

> Gratuito. Inscrição obrigatória.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit