Gestão de Programas de I&D: colaboração Universidade-Indústria

As colaborações Universidade-Indústria desempenham um papel importante para a área de inovação. Seja para a investigação ou desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, os programas e projetos, neste ambiente, têm aumentado consideravelmente. A atual pandemia Covid-19 exige um número sem precedentes de colaborações universidade-indústria, e o seu sucesso nunca foi tão importante para a sociedade.

A gestão de programas e projetos em ambientes colaborativos é caracterizada por metas muitas vezes ambíguas e por interesses heterogêneos dos parceiros, o que requer adequações das práticas existentes. Os programas colaborativos envolvem uma diversidade de projetos de I&D e trazem desafios adicionais, como definição de metas estratégicas para o programa, ou ainda a necessidade de experiência e habilidades de gestão específicas em ambiente de organizações temporárias e multiculturais. Alguns desses desafios foram identificados e tratados no contexto de um grande programa colaborativo Universidade-Indústria de I&D entre a Universidade do Minho e a Bosch Car Multimédia, que envolveu um investimento de mais de 74 milhões de euros e mais de 500 investigadores da universidade e colaboradores da Bosch.

Oradora

Gabriela Fernandes é Professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton (UK). Mestre em Engenharia Industrial com especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e Inovação pela Universidade do Minho. E, licenciada em Engenharia e Gestão Industrial pela mesma Universidade. Tem 10 anos de experiência profissional, exercendo funções de Diretora Executiva de algumas empresas nos setores de atividade industrial e de informação e telecomunicações. Desenvolveu e ministrou diversos cursos de formação em gestão de projetos e, como consultora, coordenou a implementação de sistemas de gestão de projetos, bem como de estruturas de Project management Office. Foi diretora do PMI Portugal Chapter e detém a certificação PMP®. Exerceu funções de PMO Quality Assurance nos programas de I&DT em colaboração entre a Universidade do Minho e a Bosch, centrando a sua investigação na gestão e governação de programas e projetos de I&DT entre a Universidade e a Indústria. É (co)autora de mais de 80 artigos científicos e recentemente editou o livro Managing Collaborative R&D Projects 

Moderador

Eduardo Espinheira é Gestor na HumanMngt e Professor Convidado na Porto Business School.
Tem 20 anos de experiência profissional, nas quais exerceu funções nas áreas de Vendas, Marketing, Operações, Qualidade e Recursos Humanos.
Actualmente desenvolve actividades de consultoria e formação nas áreas de Project Management, Agile, e Self-Managed Teams.
É o criador dos Management Bugs, Management Fixes e o Machiavellian PM.
Tirou o MBA Executivo e o Executive Master na Católica Porto Business School. Tem a Licenciatura e Mestrado em Engenharia Informática e Computação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Detém certificações em Project Management, Scrum e Management 3.0.

Data e horário

> 20 de Maio | 19:00 – 20:00

PDUs

> 1 PDU 

Preço

> Gratuito. Inscrição obrigatória.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit