CONSULTÓRIO PMI PT: Disciplined Agile

O Consultório PMI PT tem como objectivo, auxiliar os gestores de projecto no seu percurso e processo evolutivo de carreira, esclarecendo temas actuais neste contexto.

Nesta segunda edição do Consultório PMI PT, o tema será o caminho de certificações ágeis do PMI, nomeadamente o Disciplined Agile.

O Disciplined Agile, lançado no final de 2019 pelo PMI, vem a ganhar destaque no mercado por ser uma abordagem adaptativa, flexível e sensível ao contexto.

O DA é apresentado na forma de um kit de ferramentas, que tem como propósito, entre outros, fornecer orientação direta para ajudar indivíduos, equipas e organizações a otimizar sua maneira de trabalhar (Way of Working – WoW) e alcançar agilidade de negócios, fator ainda mais imperativo para sobrevivência das organizações num contexto mundial pós início da pandemia de 2020.

Assim, num cenário atual marcado por grandes mudanças e grandes transformações tecnológicas, os gestores de projetos precisam aptidão para compreender as mudanças, adaptar-se e transformar os negócios.

Iremos abordar os pontos chave, as diferenças e objetivos de cada certificação, métodos de preparação, dicas e partilhar a experiência de quem já percorreu este caminho.

Para nos ajudar nesta tarefa, temos o prazer de poder contar com o Délio Moreirinha, DASSM® e com João Sarmento, DASSM®.

Orador

Miguel Vieira, é consultor em Gestão de Projetos e Programas, professor e monitor em várias empresas.

É CEO da Blue AIM – Advanced Information System Management, uma companhia especializada em organizar e gerir processos complexos, especialmente no sector da indústria.

Tem mais de 20 anos de experiência em Gestão de Projetos, sendo consultor e formador independente em várias companhias públicas e privadas.

Actuou como responsável de processos de certificação em clientes de referência como SOGRUPO SI, C.G.D., Refer Engineering, Refer DER, Refer Telecom, Reditus, Compta, ADENE entre outras e como consultor em gestão de projetos em companhias como Barclays Mozambique, JFS construction Mozambique, Administrative Court of Mozambique, DNA – public water department of Mozambique, Heineken Portugal, Hikma pharmaceuticals, CME and Enercom Portugal, US Embassy and LVMH – Louis Vuitton Moet Hennessy.
Foi membro do Conselho Fiscal do PMI – Portugal Chapter de 2012 a 2015, Vice-Presidente de 2015 a 2018 e foi Presidente do PMI Portugal de Agosto de 2018 a Março de 2021.

Foi formador em várias edições do Project Management Post-Graduation e ainda ensina ciências da computação na EPBJC e atuando como diretor de Curso da Escola Profissional de Valongo nos últimos 17 anos.

Miguel Vieira é certificado PMP® desde 2004, detem um Computer Science Degree, uma Post Graduation em Project Management e um Master degree em Project Management.

Moderadores

Délio Moreirinha, Profissional com mais de 20 anos de experiência na área das Tecnologias da Informação, com vasta experiencia em gestão de projetos, implementação e manutenção de sistemas e infraestruturas, gestão de equipas, desenvolveu a sua carreira em empresas multinacionais em Portugal e no Brasil com ambiente multicultural com a participação direta em diversos projetos internacionais.

Com mais de 10 anos de experiencia em gestão de projetos, é mestre em Engenharia informática e de Computadores pelo ISEL, Pós graduação em gestão de projetos pela FCT-UNL e possui ainda as certificações Project Management Professional (PMP®️) pelo PMI (desde 2010), mais recentemente a PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP®️), Certified Scrum Master (CSM®️) e Advanced Certified Scrum Master (A-CSM®️) pela Scrum Alliance, e além disso começou já o seu caminho pelas certificações do Disciplined Agile do PMI, inciando pelo Certified Disciplined Agilist (CDA) ®️ e evoluindo rapidamente até à certificação de Disciplined Agile Senior Scrum Master (DASSM)®️.

Tem atuado na gestão de projetos de TI e BPO, gestão de Serviços TI baseados em ITIL e na gestão e coordenação técnica em vários projetos em várias empresas nacionais e internacionais nos mercados da Banca (Crédito Agrícola, Credibom e Banco de Portugal), Industria, Comércio e Serviços (Sonae, JM, Auchan, Makro, Central de Cervejas, Lactogal), Saúde (Lusíadas/HPP Cascais, AstraZeneca), Energia (Iberdrola, Energisa, EDP), Média (PRISA: Santillana e Grupo Media Capital) e Telecom (PT, Ericsson), Transportes (Administração Portuária: TCL, APL, APS, APDL e Logística: Luis Simões), entre outros. Tem nos últimos anos dedicado à gestão de projetos e serviços com conceitos ágeis com abordagens híbridas que respeitam e seguem as boas práticas sugeridas pelo PMI mas incorporam conceitos de agilidade do Lean, Scrum e Kanban.

João Sarmento, Engenheiro de formação com um Mestrado em Engenharia Informática, Gestor de Projectos e Consultor Sénior de IT/Telecom, e formador certificado.
Focado em trabalho de equipa, inovação e empreendedorismo, e em fazer as coisas (bem) feitas. Assertivo, com grandes capacidades de adaptação e aprendizagem, fácil de lidar.
Habituado a ambientes multi-linguisticos/multiculturais em relações profissionais, familiares ou pessoais.

Participação em projectos pelo mundo inteiro, tendo trabalhado e vivido em 4 continentes.
Desde 2016 trabalha na maior operadora de telecomunicações de Angola como gestor de projetos/programas e actualmente responsável pela equipa de Desenvolvimento e Qualidade de Redes de Dados.

Enquanto membro e voluntário activo, ajudou o PMI Angola a se tornar oficial, sendo um apresentador frequente de workshops, e desempenhado as seguintes funções: responsável pela Comissão Eleitoral nas primeiras eleições, Director de Educação e Vice-Presidente de Educação & Desenvolvimento Profissional, função que assume actualmente.

Data e horário

> 28 de Junho | 19:00 – 20:00

PDUs

> 1 PDU 

Preço

> 10€  acesso geral | Gratuito para membros do PMI Portugal. Inscrição obrigatória.

Se é Membro do PMI Portugal, no acto da inscrição,  prima “Introduzir código promocional” e coloque o seu PMI ID em Código Promocional e clique em “Aplicar” para aceder ao evento gratuitamente. 

Se já é Membro do PMI global e quer juntar-se ao PMI Portugal basta clicar aqui

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit