Desafios da mobilidade urbana: contributos do U-Shift

O U-Shift, enquanto grupo de investigação/inovação do IST (Instituto Superior Técnico),  irá dar a conhecer como contribui no domínio da mobilidade urbana para promover mudanças de comportamento para os modos ativos, na maior utilização do Transporte Público e na adopção de tecnologias sustentáveis.

A apresentação abordará os seguintes temas:

  1. Modos ativos 
  2. Modos partilhados e transportes públicos 
  3. Tecnologia na mobilidade urbana

Oradores

Filipe Moura é Professor Associado de Sistemas de Transportes no Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. 

É membro do Grupo de Investigação de “Sistemas de Transportes” do CERIS. Os seus conhecimentos de investigação relacionam-se com a  Mobilidade Urbana, em particular, com a análise do comportamento de viagens, modelação da procura de transportes, mobilidade sustentável (incluindo aspectos sociais dos transportes), difusão de tecnologia, e gestão do tráfego rodoviário.

Atualmente, os seus interesses de investigação centram-se em modos de transporte ativos e na sua interacção com o ambiente urbano; e, na autonomia na mobilidade urbana, tanto do ponto de vista do comportamento (isto é, aprender a ser autónomo na minha mobilidade, particularmente para crianças e jovens), como da tecnologia (isto é, novos modelos de negócio para veículos autónomos). Filipe é Bolseiro da Fulbright.

U-Shift Team (Saber mais)

Moderadora

Ana Gouveia formou-se em Engenharia do Ambiente – ramo Sanitária em 1998 pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. É Técnica Superior de Higiene e Segurança desde 2005, pós-graduada em Integração de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança desde 2011 e especialista Project Management Professional desde 2015.
Os seus projetos profissionais de maior destaque pelos desafios encontrados têm sido associados à implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ativos, Ambiente e da Conciliação entre a vida Profissional, Familiar e Pessoal no setor ferroviário em Portugal.
Destaca-se também o projeto para o Ministério dos Transportes e Comunicações da República de Moçambique na área do planeamento estratégico e da implementação de sistemas de gestão.
É voluntária em diversas organizações nomeadamente no PMI Portugal Chapter onde é Diretora da Qualidade desde abril de 2021, tutora no Programa PMI Portugal nas Escolas desde 2015, Gestora do Projeto dos Procedimentos, tendo também participado na equipa do Projeto da Comissão Eleitoral de 2021 e no Webinar: Turismo 2020, qual o COVID dos projetos.

Colabora ainda com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e com instituições ligadas ao apoio aos Sem Abrigo.

Data e horário

> 6 de Julho | 18:00 – 19:30

PDUs

> 1,5 PDU 

Preço

> Gratuito. Inscrição obrigatória.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit