Escola Digital – Uma experiência na transformação da educação

“Há décadas em que nada acontece e há semanas em que décadas acontecem”. A pandemia, a guerra e as múltiplas crises, económica, alimentar, energia, entre outras, que presenciamos todos os dias, alteram a face da nossa sociedade, acelerando a necessidade de uma transformação acelerada da nossa forma de trabalhar, viver e aprender. De entre os objetivos estabelecidos no Plano de Ação para a Transição Digital, a “Universalização da Escola Digital”, pretende criar os alicerces que produzirão o cidadão resiliente, adaptável, inovador e digitalmente fluente, preparado para um novo mundo, que se altera radicalmente, a cada semana que passa, de forma volátil, incerta, âmbígua e muito complexa.

Este programa assenta em quatro pilares:

1. Equipamentos e conetividade;
2. Formação de professores;
3. Desenvolvimento e disponibilização de recursos pedagógicos digitais; e
4. Desmaterialização de recursos educativos.

Nesta sessão, o orador e 4 pessoas chave da equipa do Programa Escola Digital partilham, em conjunto, a experiência e algumas das lições aprendidas, essencialmente focando o primeiro pilar de equipamentos e conetividade e no desbravar de um caminho novo, inexplorado, a caminho do ensino digital.

Oradores

Ana Sofia Duarte

Licenciada em Professores do Ensino Básico, na variante de Matemática e Ciências da Natureza e detentora de formações em áreas como a gestão, a resiliência, a cultura de inovação, as novas tecnologias, o ensino e a aprendizagem e o eu e o outro.

Conta com 18 anos de experiência como docente, em que desempenhou funções também como criadora e dinamizadora de clubes escolares, tutora, coordenadora de disciplinas, coordenadora do projeto de promoção e educação para a saúde, responsável pelo gabinete de apoio ao aluno e diretora de turma.

Foi Presidente do Conselho Geral de um Agrupamento de Escolas e membro dos órgãos sociais de uma associação de pais e encarregados de educação.

Na Secretaria-Geral da Educação e Ciência, desde setembro de 2020, integra a Equipa de Coordenação da Escola Digital, estimulando a equipa para que façam parte da solução e onde o resultado é muito mais do que a soma de cada uma das partes.

É apaixonada pela vida, pela família, pelo convívio e pela dança.

Fátima Costa Ferreira

Licenciada em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa – e pós- graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Lusíada. Detém, igualmente, o “FORGEP” – Programa de Formação em Gestão Pública pelo INA (Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Publicas) – formação especializada para o exercício de cargos dirigentes na Administração Publica.

Conta com vinte e nove anos de experiência profissional na área da gestão de recursos humanos (dois no setor privado e vinte sete na Administração Publica), dos quais, vinte e três como Diretora de Serviços de Recursos Humanos na Secretaria Geral do Ministério da Agricultura.

Neste âmbito, coordenou vários processos de reestruturação de serviços e correspondente reenquadramento de recursos humanos, desenvolveu projetos de gestão de carreiras, avaliação de desempenho, gestão da mudança, simplificação de procedimentos, implementação de novos métodos de trabalho, desmaterialização processual, conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, etc.

Integrou a equipa de projeto no âmbito da elaboração do Guia de Apoio à criação de equipas de trabalho transversal, inserida no “Plano de Trabalho Colaborativo” na Administração Publica.

Desde outubro de 2020, até à presente data, integra – de alma e coração – a equipa de coordenação do programa escola digital (PED) na Secretaria Geral do Ministério da Educação e Ciência.

Workaholic positiva, para quem a família, os amigos e a culinária criativa, em parceria com a musica, ocupam um lugar especial na vida.

João Minhota

Gestor de projetos senior, foi responsável pela gestão do programa da Escola Digital, fazendo parte do gabinete do Ministro da Educação, no período de julho de 2020, até ao final do XXII Governo em março de 2022.

É licenciado em Gestão de Empresas e pós-graduado em Gestão de Projetos, detendo as certificações de gestor de projeto profissional (PMP), pelo PMI e pelo IPMA.
Detém uma experiência de mais de 25 anos na gestão de projetos e programas, principalmente na área de sistemas de informação e implementação de pacotes aplicacionais, mas também, na consultoria de gestão e na gestão de eventos.

Foi responsável pela gestão de um centro internacional de serviços Nearshore, em sistemas de informação, automotive e telecomunicações.

Membro do PMI e PMP desde 2005, colabora com o PMI Portugal Chapter há mais de 10 anos.

Jorge Querales

Na carreira de informática da função pública, há 32 anos, sempre ligado à área de educação, tendo passado pelos seguintes organismos: GETAP, DES, DREN e DgestE.

As áreas de intervenção vão desde a instalação e configuração de sistemas operativos, desenvolvimento de sistemas de informação e administração de SGBD.

Assistiu ao nascimento do projeto Escola Digital, onde detém a responsabilidade sobre a BD que suporta toda a informação.
Apaixonado pela música e danças latinas, pratica o ciclismo de estrada e BTT.

Sandra Marques

Técnica Superior da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, com 25 anos de experiência profissional na Administração Pública, no setor da Educação. Tem vindo a desempenhar funções de Assessoria, Coordenação do Gabinete da Ação Social Escolar da DSRN, integrando, atualmente, a Equipa Nacional da Escola Digital.

Detém uma especialização na área da Pedagogia Social, encontrando-se a terminar a Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Detém, igualmente, Formação Avançada em Gestão da Liderança Organizacional e um MBA em Liderança e Gestão de Recursos Humanos. Tem na área do Capital Humano o seu maior interesse enquanto fator crítico de sucesso para a prossecução da Missão das Organizações.

Inquieta, por natureza, em fazer acontecer projetos com sentido de propósito e apaixonada pelos princípios consignados no Programa da Escola Digital, em acelerar a transformação e inclusão digital dos alunos, das famílias e comunidades escolares.

Data e hora

> 27 de Junho | 19:00 – 20:30 

PDUs

> 1,5 PDUs 

Preço

> Gratuito. Inscrição obrigatória