O poder da inteligência coletiva mostra que quando se trabalha em conjunto, é possível alcançar coletivamente melhores resultados, tomar decisões mais inteligentes e resolver problemas mais complexos do que qualquer indivíduo poderia conseguir sozinho. Este conceito é baseado no princípio de que a combinação de diversos conhecimentos, perspetivas e competências dentro de um grupo pode levar a melhores competências de resolução de problemas e ao aumento da inteligência geral. A inteligência coletiva aproveita a sabedoria do grupo, onde a contribuição de cada membro, por menor que seja, contribui para o conhecimento coletivo e para o processo de tomada de decisão. Ao reunir a experiência e os insights de vários indivíduos, a inteligência coletiva permite uma análise mais abrangente e robusta das informações e uma maior probabilidade de chegar a soluções ideais.
Este conceito tornou-se cada vez mais relevante e influente na era digital, à medida que a tecnologia facilitou a comunicação, a colaboração e a partilha de conhecimentos entre grandes grupos de pessoas através das fronteiras geográficas. Desde o crowdsourcing de ideias e soluções até à promoção da colaboração na investigação científica ou na inovação empresarial, o poder da inteligência coletiva tem o potencial de impulsionar a inovação, o progresso e a mudança positiva em vários domínios.
Algumas tendências relacionadas ao poder da inteligência coletiva: crowdsourcing, software de código aberto e colaboração, ciência do cidadão, tomada de decisão coletiva, gestão do conhecimento, comunidades online e redes sociais, resolução colaborativa de problemas nas organizações e sistemas centralizados e distribuídos.
O poder da inteligência coletiva oferece inúmeras vantagens e benefícios em vários domínios: Perspetivas diversas, Melhor resolução de problemas, Tomada de decisão mais rápida, Aprendizagem e melhoria contínuas, Maior precisão e fiabilidade, Adaptabilidade e agilidade, Capacitação e inclusão, Inovação e avanços.
Let´s walk the talk.
Oradora
Rita Veloso Atualmente é vogal executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Santo António.
É Professora Afiliada no Mestrado Integrado em Medicina no ICBAS (Universidade do Porto)
É embaixadora regional (Portugal) da Organização HealthManagement.org.
Membro do Conselho Consultivo da organização mundial Women in Tech®.
É Professora Convidada de diversos programas executivos e cursos de pós-graduação.
Data e hora
> 22 de abril | 19:00 – 20:00
PDUs
> 1 PDU
Preço
> 10€ acesso geral | Gratuito para membros do PMI Portugal. Inscrição obrigatória.
Se é Membro do PMI Portugal, no acto da inscrição, coloque o seu PMI ID em Código promocional e clique em “Aplicar” para aceder ao evento gratuitamente.
Se já é Membro do PMI global e quer juntar-se ao PMI Portugal basta clicar aqui