André, a tertúlia foi fantástica, marcante, bem moderada e teremos tempo de (re)contar e (re)viver todas as histórias aqui recordadas no próximo Jantar do Voluntário do ano 2024 a realizar-se no próximo dia 24 de janeiro 2025.
“Se a pessoa tem preocupações de qualidade para servir bem, estamos no caminho certo. Tenho aprendido que são as pessoas mais ocupadas que dão o maior contributo” diz-nos Isabelina Jorge a meio do evento online “A voz dos Membros” no passado dia 5 de dezembro 2024 no âmbito do dia Voluntário.
Qual o melhor “Património” de uma comunidade? Os seus Voluntári@s.
De tão ricos que foram, os sessenta minutos voaram.
Desde 2018 que existe o Prémio PMI Portugal Voluntário do Ano. É uma iniciativa com o propósito de reconhecer e homenagear o trabalho extraordinário desenvolvido por um@ voluntári@ do PMI Portugal.
Como diz a Silvia “um voluntário não gosta de palco”, mas o objetivo do evento passou por dar foco naqueles que foram até ao momento os eleitos.
Deste modo, o Carlos, o Paulo, a Silvia, a Ana e a Cristina, responderam a 3 perguntas.
1. O que significa pertencer ao PMI Portugal?
2. O que vos motivou a ser voluntário?
3. Quais foram para vocês os momentos mais marcantes ao longo do tempo?
Carlos Carreira destaca duas vertentes. A pessoal, de como passar à filha aquilo que o pai faz no seu dia a dia como GP e a curiosidade que tinha de passar a mensagem às crianças e que era tão desafiante de passar a um adulto. “O que fui aprendendo como voluntário do PMI Portugal nas Escolas fui aplicando ao nível profissional”. Gostou tanto que ainda hoje é membro ativo e proativo. Como membro do PMI destaca “a capacidade de discussão e de refazer as nossas bases”. O Carlos recorda a resiliência que teve na implementação do programa nas escolas e os momentos de recolha das sementes que lançou. Obrigado, Carlos, pela eloquência da tua atitude.
O voluntariado fez sempre parte da vida de Paulo Saramago. Destaca o prazer do impacto que o programa PMI Portugal nas Escolas tem nas crianças e a motivação que isso lhe traz. “Os valores das pessoas que aqui encontrei fez-me ficar. Estamos cá para conviver e não apenas para viver” afirma Paulo. Recorda a magia que sentiu quando os alunos seguiram com a tarefa de montagem da cronologia de um projeto. Estamos a falar de alguém que foi o primeiro voluntário do PMI Portugal nas Escolas à qual a nossa presidente, Isabelina Jorge fez questão de enaltecer e elogiar em modo de gratidão. Que continues sempre assim Paulo por muito mais tempo.
Com o seu sorriso característico, Silvia, entrou no PMI PT através do programa PMI Portugal nas Escolas. A idade das suas filhas despertou logo a sua atenção. “Depois de uma reunião com a Cristina e com a Isabelina disse logo que queria ser voluntária e que tinha uma escola para abrir” afirma Silvia com um brilho nos olhos. É desde jovem voluntária e destaca o “give back to the community”. Para si o “propósito” e o “significado” são o mais importante como membro e voluntária no PMI PT. Recorda com emoção a construção em equipa do vídeo explicativo do programa. Obrigado, Silvia e continua.
A Ana faz voluntariado desde criança. Foi uma semente que foi crescendo. Após a sua certificação PMP e após conhecer a Isabelina, de imediato se tornou membro e voluntária. “O meu propósito é servir a comunidade, acrescentar valor para a construção de uma sociedade cada vez maior”. Após pensar em desistir no trabalho que estava a fazer com os seus professores “a conversa que tive no carro com a Isabelina fez toda a diferença para que eu aqui estivesse hoje. No fim celebrámos.”
Sabem quem foi a primeira Voluntária do Ano do PMI PT? A nossa conhecida e querida Cristina Barradas. “Sou voluntária desde os 15 anos sempre ligada à Educação”. Também entrou para o PMI PT pelo programa PMI Portugal nas Escolas após alguma insistência da Isabelina. “Experimentei, adorei e desde então tem sido uma experiência muito rica”. “Dar e receber é para mim o mais importante como membro do PMI”. O “Ripple Effect” que o seu programa de Mentoria teve num dos participantes é um dos momentos mais marcantes que teve até hoje.
Um facto curioso que ilustra bem a importância do que estamos a falar.
O “Ser Voluntário” está definido nos estatutos do PMI PT e serve de critério de elegibilidade para se ocupar um cargo na direção do chapter. Como diz o André Correia, o Voluntariado “está na espinha dorsal do PMI PT”
Já no fim, a nossa Presidente, Isabelina Jorge, evoca com orgulho o papel decisivo que José Ângelo Pinto e Walter Ginevri tiveram em 2011 aquando da introdução do Programa PMI Portugal nas Escolas e o apoio que teve nos primeiros passos.
Recorda-nos ainda que “pertencer a esta comunidade não é só ser membro, é sobretudo ser voluntário”
Perante factos, não há argumentos.
Suportado pelo que diz a especialista em gestão de voluntariado da Pista Mágica, Sónia Fernandes “Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar”
Se tens asas, mas não sabes voar, sê Voluntário do PMI PT.
Bons projetos para 2025.