Conferência PMI Portugal 2024 – Que inspiração!

Conferencia be the change

Instalados nas belíssimas e inspiradoras instalações da Porto Business School (PBS), Patrícia Teixeira Lopes apresentou-nos a escola que mais contribui para a mudança que se quer na formação de líderes em Portugal. Programas baseados em Sustentabilidade e IA fazem da PBS a 34ª escola de negócios no ranking do Finantial Times. “Do Porto para o mundo” foi assim que nos inspirou para a mudança.

Viviana Correia Pinto alertou-nos para a importância do legado e da pegada ecológica. Definiu “Sustentabilidade” como “a empatia sobre gerações futuras e a capacidade de satisfazermos as necessidades atuais sem comprometermos as necessidades de gerações futuras”. Urge criarmos Lideranças Sustentáveis em que as ações ecoam positivamente pelo futuro dentro. Impactante!

António Louro brindou-nos com o exemplo do município de Mação sobre a gestão da floresta. Sem pastorícia, agricultura e com o conceito de aldeia a desvanecer-se com a partida dos mais jovens para o litoral, Mação tem sido ciclicamente um dos conselhos mais fustigados pelos incêndios em Portugal. António ilustrou o que tem sido feito e o plano de verdadeira mudança.

E o que dizer das sucessivas mudanças que a vida de Sandra May tem tido? Da bailarina, à tropa até à escritora que desceu a Nacional 2 numa pasteleira a vender livros, diz-nos que “a vergonha de desistir fê-la sempre seguir em frente”. Concluiu que a mudança será sempre o caminho!

E se num funeral vendermos homenagens em detrimento de caixões? Foi assim que Gustavo Mendes nos influenciou para a necessidade de mudarmos o nosso foco quando concebemos as soluções para os nossos clientes.

Isabelina Jorge abordou a mudança tão necessária na Educação. Desde 2012, o Programa PMI Portugal nas Escolas tem deixado as suas sementes pelas escolas por onde passa. Vamos PMI Portugal nas Escolas!

Já a caminhar para o final do primeiro dia de trabalho, Lucila Dotto falou-nos dos valores do PMI.

Anton Zandhuis através do livro “Pensar Depressa e Devagar” explicou-nos o porquê de atuarmos como atuamos e para que a mudança aconteça tem de haver um alinhamento com a cultura da empresa

A cereja no topo do bolo foi trazida por Jackie Fagan que colocou toda a plateia, em conjunto, a fazer a “Dança da Liderança”. No mínimo inspirador!

Boas coisas acontecem quando nos envolvemos com o PMI Portugal.