Mentoria, Renovação e Crescimento
Rodrigo Oliveira, Mentorado do PMI Portugal Mentoria
Após duas décadas em obras públicas, a vida apresentou-me um novo desafio: reinventar-me profissionalmente.
Atualizei-me, certifiquei-me como PMP e por fim, abracei um novo desafio profissional num setor distinto, mas sempre presente na minha vida: o mar.
Sentia, no entanto, a necessidade de ser o melhor para a minha equipa, de conjugar a minha experiência com as metodologias ágeis da gestão de projetos, e foi aí que a mentoria surgiu como uma possibilidade.
Inicialmente, pensava que a mentoria do PMI Portugal se destinava a profissionais mais jovens. Contudo, a Cristina Barradas deixou bem claro o potencial de desenvolvimento que esta experiência oferece a todos.
O processo, rigoroso, desde a candidatura ao matching, culminou num encontro feliz com a Angélique Silva, a minha mentora.
O matching revelou-se crucial. A cumplicidade, a abertura e a empatia que se estabeleceram com a Angélique permitiram-me abordar desafios concretos, como a comunicação interna e a organização de projetos, de forma natural e eficaz.
As sessões de mentoria foram um crescendo de confiança, partilha e aprendizagem. Abordámos situações reais e hipotéticas, discutimos técnicas e testámo-las, sempre num ambiente de total abertura e confiança.
A proximidade do fim da mentoria trouxe um misto de emoções. A ansiedade de perder o apoio da minha “wingwoman” contrastava com a confiança adquirida para dar os próximos passos.
A mentoria não só́ me capacitou, como me inspirou a retribuir, apoiando outros com a mesma humildade com que fui apoiado.