Trajeto

FASES DO PMI PORTUGAL NAS ESCOLAS

O PMI PORTUGAL NAS ESCOLAS EM NÚMEROS

EVENTOS DA HISTÓRIA DO PMI PORTUGAL NAS ESCOLAS

  • 2019 Novembro

    A DGE publica o vídeo de animação sobre o kit produzido pelo PMI Portugal
    Link da DGE

  • 2019 Outubro

    Arranque do 2º ano da parceria ODS em dois Agrupamentos de Loures

    Decorreu no passado dia 08 de Outubro o lançamento da 2ª edição do Programa ODS na escola Carvalho Figueiredo em Loures. Uma parceria feliz entre Agrupamentos de escolas, a Hovione, a Câmara Municipal de Loures e o PMI Portugal nas Escolas que muito nos orgulha e será seguramente mote para grandes aprendizagens e partilhas. A nossa tutora Mariza Alpoim Motta Queiroz integra o Júri responsável pela seleção e acompanhamento dos projetos patrocinados.

  • 2019 5 Outubro

    Workshop de tutores - arranque do ano 2019/20

  • 2019 3 de Julho

    Cristina Barradas é eleita Voluntária do ano 2018 pelo PMI Portugal Chapter

    A nossa voluntária e responsável de tutoria Cristina Barradas foi eleita pelo PMI Portugal Chapter a voluntária do ano - a 1ª vez que tal reconhecimento é efetuado. A eleição foi efetuada por um júri a partir das propostas dos associados, e anunciada publicamente no 1º encontro anual de voluntários do PMI Portugal – um evento organisado pelo antigo tutor do programa Pedro Fonseca e noticiado pelo PMI global na publicação

    PMI Today

  • 2019

    O PMI escolas produz um vídeo promocional do programa

    Este vídeo, concebido pela equipa de gestão e gravado e editado graciosamente pela Help Images e Célia Metrass, visa em 10 minutos apresentar o programa e a ferramenta utilizada nas escolas, o kit Projetos do futuro, tendo ainda integrado testemunhos de tutor (Paulo Saramago, 1º tutor e coautor do Practice Guide for Tutors) e de duas professoras campeãs da promoção e utilização das ferramentas da gestão de projetos nos projetos escolares Paula Pinheiro do Agrupamento João Villaret em Loures e Lurdes Cruz da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto em Almada.

    Ver vídeo

  • 2018 Novembro

    Workshop PMI escolas na XII Conferência do PMI Portugal Chapter

    O PMI escolas animou junto de cerca de cinquenta participantes o workshop formativo para professores que desenvolvemos no arranque anual das parcerias com escolas. O workshop foi facilitado pela responsável de tutoria Cristina Barradas e teve o apoio de um conjunto de dez tutores. Os profissionais puderam assim apreciar a simplicidade e qualidade da ferramenta que propomos nas escolas como linguagem básica para a gestão de projetos.

  • 2018 Outubro

    Arranque da parceria ODS – Hovione, PMi PT e Camara Municipal de Loures e dois Agrupamentos de Loures para projetos ODS

    Foi dado o arranque da proposta da parceria ODs aos Agrupamentos João Vilaret e 4 de Outubro para que desenvolvam projetos subordinados ao tema Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Miguel Cansado é o tutor que representa a parceria no júri.

  • 2018 Fevereiro

    PMI Portugal nas escolas é convidado pelo Secretário de Estado da Educação a participar no 1ª Encontro Nacional de Escolas AFC

  • 2017 Novembro

    Intervenção na XI Conferência do PMI Portugal chapter

    A apresentação do PMI Escolas dividiu-se em duas partes: Mariza Queiroz e Cristina Barradas efetuaram uma comparação entre o PMBOK e o Kit Projetos do futuros para demonstrar a compatibilidade entre o standard de facto mundial da gestão de projetos e a caixa de ferramemntas do kit, e ainda evidenciar que o kit promovido nas escolas portuguesas constitui o primeiro nível  de proficiência na aprendizagem da gestão de projetos, mas que é instrumental em qualquer nível de ensino  do básico ao secundário. Seguiram-se intervenções de três professores que têm utilizado com sucesso estas ferramentas na aprendizagem por projetos: Rui Lima, professor do 1º ciclo do ensino Básico no Colégio Monteflor em Carnaxide, Paula Pinheiro, professora do segundo ciclo do Ensino Básico no Agrupamento João Villaret em Loures e Lurdes Cruz, professora e responsável do Gabinete de Projetos e Relações Internacionais da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto em Almada.

  • 2017 Setembro

    Arranque da parceria PMI Escolas/ Escola secundária Fernão Mendes Pinto com a presença do Secretário de Estado da Educação

    A Escola Secundária Fernão Mendes Pinto aderiu ao ano piloto da AFC e convidou o secretário de estado da educação para fazer parte do arranque de mais um terceiro ano de trabalho em parceria com esta escola. As apresentações do Senhor secretário de Estado da educação, Dr. João Costa, da Dra. Ana Pina , diretora da Escola e de Isabelina Jorge, gestora do programa encontram-se aqui.

  • 2017 Julho

    Reunião com Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa

    O PMI nas Escolas, representado por Isabelina Jorge, Cristina Barradas e Alfredo Brites, reuniu com o Senhor Secretário de Estado , para mostrar a nossa satisfação e alinhamento sobre a iniciativa Autonomia e Flexibilidade Curricular,  acabada de anunciar pelo Ministério e  para lhe dar de novo conta do trabalho e disponibilidade do programa  para colaborar.

  • 2017 Maio

    Intervenção do PMI escolas no LIM 2017

    A Gestora do PMI nas Escolas, Isabelina Jorge, participou a convite do PMIEF, num painel de três especialistas sobre sucesso em programas de responsabilidade social, no Leadership Institute Meeting do PMI em Roma.
    Este painel sobre programas de responsabilidade social, tinha como tema "The Top Ten Chapter Leader Share Tips for Managing a Successful Social Good Programme".
    Os sucessos do PMI nas Escolas em Portugal ficaram, assim, a ser melhor conhecidos de todos os especialistas da gestão de projectos do PMI, que defendem a criação de valor para as novas gerações.

    Ver Facebook

  • 2017 9 de Fevereiro

    1º encontro Nacional de Escolas da Flexibilidade Curricular

    O PMI Portugal nas escolas foi convidado pelo Secretário de Restado da Educação a estar presente no painel do 1º encontro Nacional de Escolas da Flexibilidade Curricular. Cristina Barradas, responsável de tutoria, representou o programa.

  • 2017 Janeiro

    Apresentação na Câmara Municipal de Lisboa

    O PMI Portugal nas escolas efetuou uma apresentou do programa a convite da vereadora da Educação da Camara Municipal de lisboa, perante todos os directores das esciolas da grande Lisboa e com a presença do Senhor secretário de estado da Educação Dr. João Costa.

  • 2016 Novembro

    Intervenção na XI Conferência do PMI Portugal Chapter

  • 2016 Março

    Apresentação do PMI escolas a conferencia do Chapter da Suécia

    A gestora do Programa a convite da Direção do PMI Suécia fez uma apresentação sobre o programa PMI escolas na conferência anual em Upsala

  • 2015 Novembro

    Intervenção na XI Conferência do PMI Portugal Chapter

    Isabelina Jorge apresentou o percurso do programa nos seus principais momentos e a conclusão da fase piloto bem como as lições aprendidas da sua experiência como voluntária do chapter, exortando ao trabalho de voluntariado, designadamente através do programa que constitui o maior mobilizador de voluntários do chapter. A sessão teve a presença de Walter Ginevri e Mariu Moresco autores intelectuais do Kit e de professores convidados.

  • 2014 Novembro

    Intervenção na XI Conferência do PMI Portugal Chapter

    Isabelina Jorge e Paulo Saramago apresentaram o Practice Guide for Tutors o primeiro recurso desenvolvido pelos voluntários do PMI escolas a ser publicado no site da PMIEF. Luis Pera deu conta da sua experiência piloto como tutor no Colégio Minerva no Barreiro, a primeira escola privada do programa.

  • 2014 Maio

    Apresentação da abordagem de tutoria no LIM

    A gestora do programa Isabelina Jorge a convite da PMIEF participou numa apresentou conjunta com Walter Ginevri, Presidente do PMI/NIOC e Vincent Coustillac do PMI França, sobre as conclusões e resultados do programa interchapters Projects in Bloom.

  • 2014 Abril

    Aprovação do practice Guide for Tutors e submissão ao PMIEF para publicação

    Apresentação do Practice Guide for Tutors aos voluntários do Projects in Bloom em Gorizia, Itália por Isabelina Jorge para aprovação antes da sua submissão para publicação no sirte da PMIEF.

  • 2013 Novembro

    Intervenção na XI Conferência do PMI Portugal Chapter

    Isabelina Jorge Paulo Saramago, Fátima Rocha e Luís Inácio apresentaram os resultados e lições aprendidas do primeiro ano de experiência piloto a levar a gestão de projetos às escolas

  • Novembro 2013

    Webminar DGE sobre PMI Portugal nas escolas A DGE gravou um webminar sobre o programa, com Isabelina Jorge gestora do programa e o professor João onde foi efetuado o balanço da experiência piloto no Agrupamento Patrício Prazeres em Lisboa e a análise dos benefícios do programa na promoção de uma aprendizagem por projetos com gestão de projetos Ver Webminar
  • 2013 Março

    Intervenção no encontro Interchapters Projects in Bloom, em Gorizia, Itália com a presença da PMIEF

    A gestora do programa isabelina Jorge apresentou em Gorizia a representantes e lideres de 10 chapters europeus a experiência piloto nas escolas portuguesas, explicando a abordagem de tutoria e em que difere das mais usadas até aqui formação e concurso.

  • Dezembro 2012

    Assinatura do 1º protocolo PMI Portugal nas escolas

    Foi assinado o primeiro protocolo do programa, envolvendo a direção do Agrupamento Patrício Prazeres e professores envolvidos nos projetos piloto e da parte do PMI assinaram José Angelo Pinto e Isabelina Jorge e ainda os autores intelectuais do kit Walter Ginevri, presidente do PMI/NIC e Mariu Moresco , professora da escola primária de Milão.

  • 2012

    1º workshop de formação a professores do PMIescolas

    Foi efetuado em Setembro o workshop de arranque do ano piloto do PMI escolas no Agrupamento Patrício Prazeres com a presença da gestora do programa Isabelina Jorge e dos três tutores. Estiveram presentes 15 professores.

    Jorge e efetuado trabalho de grupo sobre três propostas. No final foram selecionados os primeiros três tutores para o piloto no Agrupamento Patrício Prazeres: Paulo Saramago, Fátima Rocha e Luís Inácio.

  • 2012 Julho

    1º Workshop de tutores

    Foi facilitado por Isabelina Jorge, gestora do programa 1º workshop de apresentação aos associados; foi apresentado o kit metodológico Projetos do futuro já traduzido em português por Isabelina Jorge e efetuado trabalho de grupo sobre três propostas. No final foram selecionados os primeiros três tutores para o piloto no Agrupamento Patrício Prazeres: Paulo Saramago, Fátima Rocha e Luís Inácio.

  • 2012 Junho

    Apresentação formal do programa ao agrupamento piloto Patrício Prazeres em Lisboa

    Isabelina Jorge, voluntária e José Angelo Pinto, Presidente do Chapter de Portugal apresentaram o programa a uma audiência formada por professores responsáveis e membros da inspeção do Ministério da Educação no Agrupamento Patrício Prazeres.

    Marcou o arranque do programa.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit