Inteligência Artificial – Os fundamentos

É hoje sobejamente reconhecido que a Inteligência Artificial é uma ciência, com várias tecnologias emergentes, com um grande impacto económico e social. São comuns as notícias sobre sistemas baseados em Inteligência Artificial com resultados verdadeiramente surpreendentes e transformadores. São também comuns discussões sobre o impacto que a Inteligência Artificial terá na construção da sociedade do futuro, com opiniões que vão desde utopias a verdadeiras distopias.

Mas do que é que estamos exatamente a falar? Afinal o que é que é a Inteligência Artificial, que conceitos e técnicas tem, o que é que fez com que recentemente tenha tido um impacto grande na sociedade? E o que é que hoje se associa à Inteligência Artificial que na verdade é pouco mais do que especulação ou ficção científica?

Para dar respostas a estas perguntas, neste seminário serão apresentados alguns conceitos fundamentais de Inteligência Artificial  e será analisado como podem ser, aplicados na sociedade.

Orador

José Júlio Alferes é Pró-Reitor para a Transformação Digital da Universidade NOVA de Lisboa.

Iniciou funções como Professor Associado no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tenologia da NOVA em 2000, onde é atualmente Professor Catedrático (desde 2010). Na FCT foi coordenador da Licenciatura em Eng. Informática (2005-2007), coordenador do Mestrado Europeu em Lógica Computacional (2008-2009), presidente do Departamento de Informática (2009-2011), diretor do centro de investigação CENTRIA – Centre for Artificial Intelligence (2012-2013), e subdiretor da FCT (2011-2018). Tem um doutoramento em Informática – Inteligência Artificial (1993) e é nessa área científica que tem vindo a desenvolver trabalho de investigação. Em 2012 foi nomeado Fellow da sociedade Europeia de Inteligência Artificial – EurAI.

Publicou mais de 100 artigos científicos em revistas e conferências em Inteligência Artificial e em Informática, em venues como: Artificial Intelligence, ACM Transactions on Computational Logic, Theoretical Computer Science, Int. Conf. on Artificial Intelligence, Int. Semantic Web Conf., etc. Participou e coordenou diversos projetos a nível europeu e nacional. Tem lecionado a nível de licenciatura, mestrado e doutoramento nas áreas de Inteligência Artificial, Bases de Dados, Lógica Computacional e Sistemas de Informação.

Moderador

António Soares Miguel é PhD em Engenharia de Sistemas, MBA, Mestre em Gestão de Empresas e licenciado em Engenharia de Telecomunicações.

Certificado em Gestão do Risco pelo IRM (UK) e pelo PMI (USA) e em Gestão da Mudança pelo Prosci Institute. Mais de 40 anos de experiência como consultor e formador internacional em gestão do risco, gestão de projetos e gestão da mudança.

Docente universitário de gestão do Risco.

Agenda

> 9 de Novembro | 19:00 – 20:00

PDUs

> 1 PDU 

Preço

> Gratuito. Inscrição obrigatória.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit