Robótica Inteligente: IA em Interação Física com o Mundo

O recrudescimento recente do interesse pela inteligência artificial (IA), em particular pela aprendizagem automática (machine learning – ML) tem levado a uma preocupação renovada (mas nem sempre muito informada) sobre o impacto social e ético dos novos resultados obtidos nestas áreas.

A robótica inteligente é frequentemente associada à IA e à ML, mas as suas especificidades são particularmente relevantes na discussão deste impacto: ao contrário da maioria dos sistemas de classificação e/ou de apoio à decisão típicos das mais recentes ferramentas e aplicações dotadas de IA e ML, os sistemas robóticos interagem com o mundo físico e tomam decisões que afetam os passos seguintes dessa interação.

Nesta palestra o orador irá explicar essas diferenças e o que implicam no impacte social e ético do uso de robôs, aproveitando para descrever os sistemas constituintes de um robô e as suas funções no sistema completo.

Orador

Pedro U. Lima é Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico (IST), onde se licenciou e concluiu também o Mestrado pré-Bolonha em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Doutorou-se em Electrical Engineering no Rensselaer Polytechnic Institute, Troy, New York, USA, em 1994. É investigador no Instituto de Sistemas e Robótica do IST (ISR/IST), unidade do Laboratório Associado LARSyS, do qual é Presidente-Adjunto para os Assuntos científicos e onde coordena o grupo de Robôs e Sistemas Inteligentes.

Pedro Lima foi presidente e membro fundador do Sociedade Portuguesa de Robótica, Delegado Nacional para os programas da UE e da ESA em Robótica Espacial e distinguido com uma Cátedra de Excelência na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha, em 2010.

Tem tido grande atividade na promoção da investigação e desenvolvimento em Robótica através de competições internacionais e coordenou um dos dois projetos europeus pioneiros nessa área (RoCKIn), sendo também membro do Technical Advisory Board da Mohamed Bin Zayed International Robotics Challenge (MBZIRC), que teve lugar nos Emirados Árabes Unidos em 2017 e 2020. É atualmente Trustee da RoboCup Federation, e foi organizador do RoboCup2004, realizado em Lisboa.

Moderador

Pedro Fonseca é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial no Instituto Superior Técnico (IST). É voluntário no PMI Portugal desde 2015, actualmente é responsável pelas comunicações digitais do PMIPT. 

Agenda

> 23 de Novembro | 18:00 – 19:00

PDUs

> 1 PDU 

Preço

> Gratuito. Inscrição obrigatória.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit