O workshop de tutores do PMI Portugal nas Escolas, efetuado no âmbito do arranque do ano letivo, teve lugar no dia 19 de Setembro, pela primeira vez totalmente em ambiente virtual.
Neste workshop os nossos voluntários analisaram a decisão de implementar em ambiente virtual todo o processo de parceria com as escolas para a gestão de projetos, desde a formação inicial de professores até ao acompanhamento dos projetos em tutoria remota.
No workshop de tutores do dia 19 o nosso voluntário Paulo Saramago, responsável de Recursos do PMI Portugal nas Escolas, apresentou o documento “Dicas para Tutoria Remota”, da sua autoria em conjunto com a equipa de gestão do programa – mais um recurso de apoio aos nossos tutores, que fica disponível na página de metodologia da área do programa no site do PMI Portugal. Este documento incorpora as lições aprendidas das experiências piloto de formação remota de Julho, facultada aos professores do segundo ciclo do Agrupamento Aquilino Ribeiro (Oeiras) e do Instituto Duarte Lemos (Aveiro).
A nossa voluntária Maria Helena Mil-Homens terminou a entrega da primeira fase do projeto “FAQs”, que visa responder às perguntas mais frequentes dos nossos associados e pode ser consultado no site do PMI Portugal.
Encontra-se em fase de arranque a colaboração do PMI Portugal nas Escolas com o programa “Mochila Leve” da Câmara Municipal de Oeiras. Neste âmbito está planeado realizar, no dia 21 de Outubro às 17h30m, o webinar “Mudança para a escola que queremos: A Gestão de Projetos”.
Agradecimentos
Este mês agradecemos em especial aos seguintes voluntários:
- André Santos, pela apresentação “Gerir Complexidades” na primeira sessão do projeto “A Voz dos Membros”.
- António Miguel, pela gestão do projeto “A Voz dos Membros”.
- Cláudia Frias e Paulo Saramago, pela moderação da referida sessão.
- Cristina Barradas, pela moderação do webinar “Value(s) of Project Management and Project Managers in sustainability”.
- Manuel Vieira, por vir reforçar a direção de comunicações e multi-média, auxiliando assim o Marketing VP.
Maria Helena Mil-Homens, pela disponibilização do nosso FAQ.