Crescer e aprender com pessoas
Isabelina Jorge, Presidente do PMI Portugal
O PMI Portugal atingiu os 20 anos de idade e eu sinto que o seu percurso e lições aprendidas o levou à maturidade do início da idade adulta. E sinto orgulho por fazer parte desse percurso, pelo meu contributo e pelo muito que aprendi e vivi com muitos bons profissionais e voluntários.
Tal como a maioria dos associados do PMI, a minha filiação em 2009 foi motivada pela certificação PMP. Inicialmente filiei-me apenas no PMI global e participei nas conferências internacionais.
Em 2011, concluí que se queria uma associação mais dinâmica deveria contribuir para tal como voluntária. Então filiei-me no PMI Portugal e aceitei o meu primeiro trabalho de voluntariado: traduzir o kit metodológico “Projetos do futuro” desenvolvido pelo PMI do Norte da Itália para as escolas. Este trabalho foi um “AhAh moment” para mim e nunca mais deixei de ser associada e voluntária do PMI Portugal. Lidero o Programa de responsabilidade social PMI Portugal nas Escolas que aplica o lema PMI “give back to the community” há mais de uma década.
Em 2015, ingressei na direção como VP Voluntários e sistematizei a gestão de voluntários do programa, o maior recrutador para o chapter.
Regressei à direção, em 2018, para contribuir para uma associação mais forte e dinâmica, focada no serviço à comunidade alargada e liderada por uma equipa de voluntários ética, generosa, empenhada e profissional.
No final, são sempre as pessoas o mais importante. Para mim, estar e continuar no PMI Portugal tem a ver com os bons companheiros que encontrei ao longo desta caminhada, a partilha e a aprendizagem, a construção conjunta, a solidariedade e o sentido de pertença. Enquanto escrevo são todos esses companheiros que desfilam diante dos meus olhos, cérebro e coração.
Bem hajam. Grata a todos!