PM Debate – Que bela orquestra!

A expectativa era alta e cumpriu-se. A importância e atualidade do tema justificavam o interesse.

Graças ao contributo generoso de Laurinda Silva, Patrícia Liden, Rodrigo Cenízio e Tiago Mateus, beneficiámos de quatro visões diferentes de três países lusófonos sobre “Como gerar valor através da gestão de portfólio de projetos”. Tudo isto a juntar a mestria da moderadora Mónica Barreto e à experiência dos convidados só poderia resultar no debate rico de ideias sobre um tema que é difícil esgotar.

A dinâmica de apresentação desta mesa-redonda virtual convidou todos a participar e a apresentarem os pares segundo o formato do elevator pitch. Foi um arranque harmonioso!

Logo após desvendar um pouco sobre cada interveniente, as questões sucederam-se e as respostas completaram-se, com muita fluidez, e foram enriquecidas por perspetivas e experiências diversas e alguns denominadores comuns.

Refletiu-se sobre o que é crítico para cada um quando pensa em gerar valor através da Gestão de Portfólios, as diferenças entre Gestão de Projetos e Gestão de Portfólio, como alinhar os portfólios de projeto com as estratégias corporativas, qual a importância da cultura organizacional e dos comportamentos.

Temas como a alocação dos recursos e a priorização dos projetos para um melhor ROI dos mesmos, a clareza da estratégia, a revisão periódica e um foco consciente em maximizar o valor do que entregamos aos nossos foram alguns dos temas discutidos.

Explorou-se a analogia da orquestra e quão relevante é a noção de alinhamento estratégico, de gestão de prioridades e tomada de decisão devidamente informadas.

Obrigada aos Chapter PMI Angola e PMI Paraná pela colaboração. É um privilégio poder contar com a comunidade global e aprender com todos vós!

Adorámos escutar o contributo de cada um e de todos. Que bela orquestra! 

Boas coisas acontecem quando nos envolvemos com o PMI Portugal.

Sabe mais sobre o PMI Portugal e torna-te membro!