PM Lean Coffee – Belo fim de tarde em Alfragide!

Lean Coffee Julho

Terminámos a sessão tal como havíamos iniciado. “Falámos do que quisemos, durante o tempo que quisemos” foi assim que o anfitrião da sessão, Eduardo Espinheira deu como terminada mais uma sessão de PM Lean Coffee realizada nas belíssimas instalações da Indra/Minsait em Alfragide.

Com Foco no essencial e com a plateia a moderar o tempo em que decorria (Polegar para cima Vs Polegar para baixo) os noventa minutos da sessão simplesmente fluíram.

Num quadro Kanban, com post its, em formato de “chuva de ideias” e sobre o tema que nos une, “Gestão de Projetos”, cada participante colocou na parede tópicos sobre os quais gostaria de conversar. Uma vez lançados os temas coube ao moderador agrupar os mesmos.

Os grandes tópicos e os mais votados entre todos para discussão resvalaram entre os surpreendentes temas associados à “Gestão de Mudança”, “O Futuro do GP e as novas tendências” e os já habituais temas ligados ao “Agile” e “Gestão de Prioridades”. Lançados os temas, só estava na altura de acender o “rastilho” para uma excelente conversa.

“Agile” é o tema do momento, chegando mesmo a dizer-se que as organizações querem o “Agile à força”. Mas o que significa “Agile”? Nunca esqueçamos que “Ser Ágil” é uma filosofia de trabalho e não confundir com o Scrum que é uma das ferramentas ágeis mais usadas. Ágil é a filosofia. Scrum é umas das metodologias. Colocado o polegar para cima a plateia quis continuar a falar sobre o tema.
É quando se afirma a importância de abandonarmos os projetos em “cascata” para falarmos em projetos “preditivos” ou simplesmente cada vez mais Híbridos. É de facto um tema que não se esgota.

O tema seguinte levou-nos à tão famosa “Gestão de Mudança”. E porque “nada muda exceto a mudança” reforçou-se a ideia de que muitas vezes a mudança é imposta e raramente envolvida. O Ser Humano muda por necessidade e se não nos explicam os benefícios de mudar, e então porquê mudar?

O tempo urge e ainda houve possibilidade de falarmos sobre “gestão de prioridades”. Qual o critério para a prioridade? “Se não há critério então pode ser por ordem alfabética”, foi com uma valente risada que a plateia reagiu a esta expressão do nosso moderador. Têm que se definir critérios e os mesmo têm que vir de cima. Se assim não for, reina o caos.

Foi com uma sensação de bem-estar e de tempo bem passado que nos despedimos deste excelente momento de aprendizagem.

Eduardo, a Conferência anual promete! PMI Portugal Annual Conference (pmi-portugal.org)

Boas coisas acontecem quando nos envolvemos com o PMI Portugal.

Sabe mais sobre o PMI Portugal e torna-te membro!