No último dia 9 de setembro, os Gestores de Projeto presentes no Consultório PMI PT: Delivering Project Insight beneficiaram de um conjunto de questões, partilhas, metáforas e reflexões que resultam da experiência de Niels Ligvoet na interface com um grande leque de indústrias e experts.
Foi com um call to action, convidando a retirar o elefante da sala e a começar a recolher DADOS de forma estruturada para os usarmos da melhor maneira quando a Inteligência Artificial se envolver a sério nas nossas vidas que Niels terminou a sua partilha.
A consciência de Niels emergiu ao ouvir o Ricardo Vargas afirmar que operações básicas do dia a dia, como escrever emails e relatórios, seriam em breve substituídas por ferramentas de IA e milhares de empregos estariam em risco. Perguntou-se então como tirar proveito desta (re)evolução.
A MUDANÇA há muito que chegou. A IA não só já chegou como já está a transformar o modo como se faz Gestão de Projetos. A palavra DATA (dados em português) foi a palavra mais utilizada por Niels. Derivamos de Project Managers para Data Driven Project Managers.
Devemos ter medo? Pensamos que não. A IA vive de DADOS, capta-os, analisa-os, processa-os e gera um determinado resultado. Ora, quem escolhe os dados são os humanos, somos NÓS. Quanto melhores dados introduzirmos, melhores serão os resultados que iremos obter.
Escutámos questões provocadoras. As organizações estão preparadas para a recolha e tratamento dos dados? As bases de dados estão bem alimentadas com lições aprendidas de projetos executados?
Concluímos que urge implementar uma cultura de recolha de dados e fazer uma pesquisa sobre ferramentas de IA, de forma a escolher a que melhor serve cada organização.
O futuro é promissor embora incerto. Não será uma revolução, mas uma evolução. Cada um de nós tem a responsabilidade de liderar a mudança. Retire-se definitivamente o elefante da sala!
Tal como Darwin dizia “Não é o mais forte nem o mais rápido que sobrevive, mas sim o que melhor se adapta à mudança”. E tu, o que te propões fazer?
Uma vez mais PMI Portugal na vanguarda do conhecimento.
Boas coisas acontecem quando nos envolvemos com o PMI Portugal.